Projeto do Cefet/RJ Petrópolis desenvolve sistema de alerta precoce de desastres naturais
Estudantes participaram ativamente do desenvolvimento e da execução do projeto
O projeto de pesquisa “Tecnologias de baixo custo para monitoramento de umidade do solo: contribuições ao alerta precoce de desastres naturais”, do Cefet/RJ Petrópolis, desenvolveu um sistema de monitoramento que pode auxiliar na detecção de riscos e na tomada de decisão preventiva em casos de desastres naturais na cidade.
Fotos: Reprodução Cefet/RJ
A iniciativa tem como objetivo fazer uma parceria com a Defesa Civil municipal e cruzar dados coletados por sensores instalados no Cefet/RJ Petrópolis com informações do órgão.
A partir dessa integração, será possível avaliar riscos ambientais, como deslizamentos de terra e enchentes nos arredores da unidade, e fornecer subsídios que fortaleçam ações de prevenção e mitigação de impactos.
“O sistema desenvolvido integra sensores de umidade do solo, pluviometria e temperatura ambiente, com transmissão de dados via rede LoRa (Long Range), utilizando o protocolo MQTT (para comunicação entre dispositivos conectados à internet) e armazenando as medições em banco de dados para análises posteriores”, explicou o professor e coordenador do projeto, Cristiano Carvalho.
Foto: Divulgação
Equipe
Integram também a equipe do projeto os professores Felipe Henriques, Aixa Melo e Patrícia Souza Lima (Cefet/RJ Petrópolis), Marcos Bacis (UFRRJ) e Luiz Carlos Gomes Sacramento (Cefet/RJ Nova Iguaçu) e o técnico em TI Weslei Oliveira, além de alunos do 3º ano do ensino médio integrado ao técnico de Telecomunicações e da Engenharia da Computação da unidade Petrópolis, incluindo o bolsista de Iniciação Científica Bernardo Nantes.
De acordo com Cristiano, os estudantes participaram ativamente do desenvolvimento e da execução do projeto, promovendo integração entre ensino técnico, graduação, pesquisa acadêmica e sociedade local.
O projeto é fruto de uma parceria entre o Cefet/RJ Petrópolis, o Departamento de Agrotecnologias e Sustentabilidade do Instituto de Agronomia da UFRRJ e a Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP).
*Texto reproduzido do site do site do Cefet/RJ
Veja também:
