Estelionato continua liderando o ranking de crimes em Petrópolis
Furtos e ameaças registram aumento de casos na cidade, segundo dados do ISP; veja o ranking completo
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que estelionato está no topo do ranking de crimes em Petrópolis. Foram 1.541 casos no período de janeiro a julho de 2025. Apesar de liderar em números absolutos, o golpe caiu 2,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 1.585.
Foto: Divulgação
Dados
Em segundo lugar aparecem os furtos, com 960 ocorrências — um aumento de 9,6%, comparado com o ano de 2024. O grupo de “outros furtos” registrou 738 casos, crescendo 10,5% em relação ao ano passado. A categoria inclui furtos sem violência ou grave ameaça, como pequenos furtos em estabelecimentos e vias públicas.
Logo atrás vem o crime de ameaça, com 895 registros e uma alta de 9,8%, seguido pela lesão corporal dolosa, com 780 casos, subindo 8,5%. Esses números indicam também o crescimento da violência interpessoal no município.
Outro destaque foi o tráfico de drogas, que teve um salto de 11,4%, totalizando 322 registros. Por outro lado, a apreensão de drogas caiu 10,8%, com 531 casos — o que pode indicar mudanças nas operações policiais ou na dinâmica do comércio ilegal.
Também apresentaram queda, o cumprimento de mandado de prisão (-12,7%) e as ocorrências de lesão corporal culposa (-11,3%). Já os casos de prisões em flagrante subiram 5,9%, somando 679 registros no período.
Veja o ranking de crimes
1° Estelionato: 1.541 casos
2° Total de furtos: 960
3° Ameaça: 895
4 Lesão corporal dolosa: 780
5° Outros furtos: 738
6° Auto de prisão em flagrante: 679
7° Apreensão de drogas: 531
8° Tráfico de drogas: 322
9° Cumprimento de mandado de prisão: 178
10° Lesão corporal culposa: 173
Veja também:
- Petrópolis é uma das 10 cidades do Rio com mais nascimentos no primeiro semestre de 2025
- Petrópolis está entre as 15 cidades menos arborizadas do Brasil, aponta IBGE
- Petrópolis registra pequena diminuição no número de pessoas vivendo em situação de pobreza
- Petrópolis tem uma das tarifas de ônibus mais caras do estado
