Se você é fã de um bom e autêntico fondue de queijos, vai gostar das novidades que o Radegast Empório & Cheese Bar está trazendo. Enraizado na filosofia do slow food, o espaço vem fazendo sucesso em Petrópolis com seus queijos artesanais, charcutaria de alto padrão e produtos naturais. Agora, o restaurante conta também com mais de dez blends para fondue e proporciona aos clientes o derretimento de queijos em racleteiras individuais.
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis
“A ideia de trazer os fondues e raclettes para o cardápio do Radegast Cheese Bar surgiu, claro, da nossa paixão por queijos, mas também da percepção de que o que é tradicionalmente servido como fondue de queijo no Brasil está muito desatualizado e abaixo do padrão que podemos oferecer com os maravilhosos queijos artesanais brasileiros”, comenta Paulo Rodrigo Lovallo, sócio, queijista e sommelier do Radegast Empório.
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis
Riqueza e complexidade de um verdadeiro fondue
Para o especialista, um verdadeiro fondue de queijo deve proporcionar uma experiência rica e complexa mas, muitas vezes, não é isto que acontece. Ao usar misturas prontas, queijos genéricos e ingredientes pouco criteriosos, o que se tem é um prato que não faz jus ao seu potencial.
“Foi daí que surgiu a vontade de criar algo autêntico, resgatando a tradição europeia e elevando o fondue a outro nível. No Radegast, unimos o melhor das receitas clássicas da Europa aos queijos artesanais mais premiados do Brasil, criando fondues únicos, que respeitam a tradição, mas também enaltecem a riqueza da produção nacional”, acrescenta.
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis
Dez blends de queijos
Normalmente, ao consumir um fondue, é oferecida apenas uma opção de queijo padrão. Com uma proposta inovadora, o Cheese Bar em Petrópolis disponibilizará dez variedades de blends de queijos selecionados pelos mestres do Radegast.
“Aqui, ao invés de perguntarem se temos fondue de queijo, nosso público vai querer saber quais temos. Isso porque trabalhamos com um novo conceito, onde os fondues são escolhidos pelas combinações de queijos e não como um único tipo. Essa abordagem transforma a experiência em algo muito mais especial e sofisticado, permitindo que o cliente descubra novas harmonizações e sabores surpreendentes”, explica Paulo.
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis
Cada blend foi pensado para respeitar as tradições dos fondues clássicos de diferentes países, dentre eles a Suíça, a França, a Itália e o Brasil. “A escolha dos queijos garante que cada fondue seja fiel à sua origem e, ao mesmo tempo, seja feito com os melhores e mais premiados queijos artesanais do Brasil, que rivalizam com alguns dos melhores do mundo”.
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis
Acompanhamentos
Com opções a partir de R$ 250, os fondues do Radegast são acompanhados por uma seleção especial de itens que realçam os sabores dos queijos e elevam a experiência.
“Em vez das tradicionais batatas cozidas, servimos batatas assadas com nossa receita especial da casa, além da clássica batata rösti. Para complementar, oferecemos os melhores pães de fermentação natural da cidade, que proporcionam uma textura e sabor únicos, e os deliciosos pimentões baby assados, que adicionam um toque levemente adocicado e defumado”, elenca.
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis
A curadoria inclui ainda a charcutaria artesanal premium, com um mix de presuntos, salames, salsichas, dentre outros, trazendo equilíbrio, complexidade e sofisticação à degustação.
Experiência interativa no derretimento de queijos
Por último, mas não menos importante, o Radegast traz mais uma experiência interativa e envolvente: as raclettes individuais. A novidade é inspirada nos costumes suíços e franceses, onde o próprio cliente aquece e derrete as fatias de queijo diretamente na mesa, no seu próprio ritmo.
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis
“Esse formato permite que cada pessoa vivencie o ritual do derretimento do queijo, escolhendo o ponto ideal de cremosidade antes de despejá-lo sobre os acompanhamentos. Além de ser uma experiência gastronômica diferenciada, esse serviço torna o momento mais descontraído e divertido”, aponta o queijista.
Durante a degustação, o cliente recebe uma seleção de queijos artesanais previamente fatiados, prontos para serem derretidos na racleteira, além de acompanhamentos que realçam a combinação perfeita, como batatas assadas, embutidos finos, pães especiais e conservas selecionadas.
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis
Como visitar?
Especialista em queijos premiados, o Radegast Empório é o primeiro Cheese Bar da região. O espaço fica localizado na Rua Gonçalves Dias, 344 – Valparaíso. As reservas podem ser feitas pelo WhatsApp: (21) 99702-0360.
O local abre às terças e quartas, das 14h às 21h, e de quinta a sábado, das 14h às 23h. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @radegastcheesebar.
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis
Veja também: