Deguste “adota” jardim da Praça Visconde de Mauá, no Centro de Petrópolis
Empresa fica responsável por cuidar de uma área de 1.813m² dentro do projeto ‘Jardins Imperiais’
Uma das praças mais emblemáticas de Petrópolis, a Praça Visconde de Mauá, conhecida como Praça de Águia, acaba de ser adotada pela Deguste. A empresa, que há seis anos utiliza o espaço para realização do evento cervejeiro, agora passa a ser a responsável pela manutenção da área garantindo que suas características sejam preservadas e que o local fique ainda mais bonito. A iniciativa faz parte do projeto ‘Jardins Imperiais’ desenvolvido pela Prefeitura.
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
A preservação do espaço engloba uma área de 1.813m2. Todo o projeto paisagístico, manutenção e plantação de novas mudas de plantas, bem como a preservação do gramado ficam a cargo da Deguste. O jardim foi projetado em 1897 por Carlos Júlio Mayer em ocasião da construção do Palácio Amarelo, onde hoje funciona a Câmara dos Vereadores. Em 1944, no entanto, o projeto foi alterado pelo famoso paisagista Burle Marx – sofrendo algumas adaptações com o passar do tempo.
“A adoção da Praça Visconde de Mauá já é uma demanda antiga. Tão logo ficamos sabendo do projeto ‘Jardins Imperiais’ entramos com a solicitação porque entendemos que ali é a ‘casa’ da Deguste e como tal devemos preservá-la. É nossa forma de contribuir para a cidade e ter o espaço do evento sempre bonito para os petropolitanos e turistas da cidade”, explica o empresário Rodrigo Duarte, responsável pela Deguste.
E as melhorias irão começar em breve. Para isso, uma paisagista foi contratada e está elaborando um projeto que contempla o replantio de grama, recolocação de mudas e uma série de melhorias que estão em consonância com as solicitações da Prefeitura e obedecem ao que conjunto arquitetônico tombada da área exige.
“Esta é mais uma etapa que mostra o sucesso do projeto Jardins Imperiais. A determinação do prefeito Rubens Bomtempo é de que façamos todos os esforços possíveis para manter a cidade bem cuidada, e este é um exemplo. Os organizadores da feira Deguste, que utilizam o espaço com frequência, já estão com vários projetos para o paisagismo”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares.
Vale destacar que a manutenção e melhorias demandadas pelo chafariz, cujo monumento foi projetado pelo artista Heitor Levy, que representa a luta entre dois animais – cobra e águia -, continua sob responsabilidade do município.
A Feira Deguste
A Deguste nasceu em janeiro de 2016 e, embora tenha sido realizada pontualmente em outros locais, tem na Praça Visconde de Mauá o seu berço e o palco principal do evento. Mensalmente são realizadas edições do evento no local, atraindo visitantes para Petrópolis e gerando empregos direta e indiretamente.
“A Deguste se consolidou não apenas como um evento contínuo para celebrar a cultura cervejeira na cidade, mas também como uma festa que ganhou o coração do petropolitano. É aqui que as pessoas se reúnem para conversar, apreciar uma boa música, encontrar os amigos e aproveitar a família. É, sem dúvida, um patrimônio de Petrópolis e do petropolitano”, destaca Rodrigo.
A próxima edição da Feira Deguste está marcada para os dias 9 e 10 de setembro, sexta-feira e sábado, respectivamente.
Veja também: Jardim da Praça da Inconfidência é “adotado” por rede de hotéis de Petrópolis