Combate ao Fumo: Centro de Saúde Coletiva recebe roda de conversa nesta quarta em Petrópolis
Objetivo é sensibilizar sobre os malefícios do cigarro
Câncer de pulmão, cigarro eletrônico e doença pulmonar obstrutiva crônica serão os temas da roda de conversa marcada para a tarde desta quarta-feira (31), no Centro de Saúde Coletiva. A iniciativa é da Prefeitura e será realizada por meio da Secretaria de Saúde, com o objetivo de sensibilizar sobre os malefícios do cigarro. O médico Alexandre Bretâs, responsável pelo Programa de Asma Municipal, vai comandar o encontro.
Foto: Divulgação
O evento
O evento, voltado para os pacientes atendidos pelo Programa de Antitabagismo, faz parte da programação pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto. “Parar de fumar não é uma tarefa fácil e entendemos que se trata de uma doença. Essas pessoas precisam de todo o nosso apoio e acolhimento”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
“O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças, principalmente o câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia e precisa ser combatido. Buscamos unir forças e trabalhar de forma cada vez mais eficaz nesse combate”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo. A roda de conversa está marcada para às 14h. O Centro de Saúde Coletiva fica na Rua Santos Dumont.
Como participar
Para participar dos grupos antitabagismo, coordenados pela enfermeira Patrícia de Paula Neves, que funcionam no Centro de Saúde, os interessados devem procurar o local de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Atualmente, três grupos estão sendo acompanhados pelas equipes de apoio a aqueles que precisam de ajuda para parar de fumar. As reuniões acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 9h. Às terças os encontros são realizados às 14h. Também há horários extras às 18h, nas sextas-feiras.