Connect with us

5 curiosidades sobre o graffiti da Praça da Liberdade

Cultura

5 curiosidades sobre o graffiti da Praça da Liberdade

Conheça a história por trás de um painel.

Quem passa pela Praça da Liberdade, certamente já viu o graffiti que tem lá, mas poucos sabem a história que ele carrega. Fomos atrás do artista responsável pelo painel e descobrimos 5 curiosidades sobre esse desenho.

Foto Arquivo Pessoal

1. O artista

O painel, que recebeu o nome de “Líderes Femininas Afro-brasileiras”, foi feito pelo artista petropolitano Doug, no dia da Consciência Negra, em 2016.

2. A homenagem

Doug teve a ideia de homenagear as mulheres que lutaram pela abolição, pensando que na maioria das vezes, as imagens referentes a esse assunto são de homens. A sua proposta foi aprovada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

3. Os rostos

Os rostos desenhados no painel são de Dandara — grande guerreira negra e esposa de Zumbi dos Palmares —, Tereza de Benguela — líder quilomobla — e um rosto com traços contemporâneos de uma afro-brasileira.

4. Diálogo de faces

Esse diálogo de faces tem a intenção de fazer uma cronologia através das técnicas dos traços. A ideia de se ter um rosto mais atual remete à admiração das mulheres negras a seus antepassados guerreiros, que hoje se fazem presentes na liberdade e na força.

5. O local

A Praça da Liberdade foi o local escolhido para ter esse graffiti, porque era ali que os ex-escravos se reuniam para comprar a liberdade dos companheiros ainda mantidos nas senzalas.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir