Número de casos confirmados de Covid-19 em Petrópolis cresce 560% em maio
Médico chama atenção para cuidados e importância da vacinação no combate à doença
O número de casos confirmados de Covid-19 cresceu 560% entre abril e maio em Petrópolis, conforme revelam os dados do painel de monitoramento divulgados pela Secretaria de Saúde.
Foto: Getty Images/iStockphoto
Em abril, foram 197 casos confirmados da doença. O número saltou para 1.301 em maio. Duas mortes por covid-19 foram confirmadas em maio e outras cinco seguem em análise. Em abril houve uma morte confirmada pela doença.
José Henrique Cunto, infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis UNIFASE-FMP, lembra que a pandemia não acabou. “A gente teve uma diminuição depois da variante ômicron porque entramos em uma fase de imunidade da doença, deu uma diminuída, mas em momento nenhum parou”, afirma.
Prevenção
Nesta semana, voltou a ser obrigatório o uso de máscaras em escolas e no transporte público de Petrópolis. Para José Henrique, é preciso que as pessoas realmente voltem a usar máscaras, mantenham o distanciamento social e continuem usando o álcool em gel.
“As pessoas podem se proteger independente das orientações das autoridades”, destaca.
Além disso, o especialista ressalta a importância da vacinação contra covid-19.
“Aqueles que não são vacinados são os casos que a gente vê mais graves. Então as pessoas tem realmente que se conscientizar de que o problema não passou ainda. A gente precisa manter a vigilância e a proteção porque a covid infelizmente ainda está aí. A gente tem uma cobertura vacinal na cidade, mas tem muita gente que não voltou pra terceira dose, para quarta e é extremamente importante que completem o ciclo de imunização”.