Inscrições para processo seletivo da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí terminam nesta sexta
Vagas disponíveis são para violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal e clarineta
As inscrições para o processo seletivo 2022 da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT – terminam nesta sexta-feira (8). Ao todo, são 20 vagas para estudantes da rede pública de ensino de Petrópolis, que estejam cursando prioritariamente entre o 7° ano do ensino fundamental e o 1° ano do ensino médio e que gostem de música. O projeto é gratuito.
Foto: Divulgação Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí
As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (24) 2246-1430 ou na recepção do Palácio Itaboraí, que fica na Rua Visconde de Itaboraí, nº 188, no Valparaíso. Tocar ou ter o próprio instrumento não são requisitos para participar.
A s vagas disponíveis são para os seguintes instrumentos: violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal e clarineta. Para vagas disponíveis são para os seguintes instrumentos: violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal e clarineta. outras informações, acesse o link .
Sobre a orquestra
A OCPIT é um projeto sociocultural criado em 2013 pelo Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde/Fiocruz – Petrópolis, cujo propósito é desenvolver o aprendizado com perspectiva profissionalizante e humanista.
Os jovens musicistas vivenciam um curso intensivo e gratuito no decorrer de quatro anos, com aulas teóricas e práticas de música, masterclasses e intercâmbios com universidades de música, além de apresentações regulares de concertos para diversos públicos, inclusive em escolas da rede pública de Petrópolis, totalizando uma carga horária de 300 horas por ano.
Para aqueles estudantes que pretendem fazer nível superior em música, o projeto desenvolve um trabalho de preparação para o Teste de Habilidade Específica (THE), exigido junto ao Enem nas universidades públicas.
Atualmente, a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí é formada por 10 jovens músicos petropolitanos e 120 já fizeram parte do projeto, ao longo dos nove anos, dos quais 12 buscaram a música profissionalmente.