Tragédia em Petrópolis já soma 229 mortos; buscas por desaparecidos continuam
*Atualizada às 12h do dia 27/02/2022
Doze dias após tragédia provocada por uma chuva torrencial em Petrópolis, a equipe Técnica e Científica da Polícia Civil informou que subiu para 229 o número de mortos. Do total de vítimas fatais, 136 são mulheres, 93 são homens e 43 menores de idade.
Os peritos ainda atuam na análise de DNA de despojos (fragmentos do corpo) recuperados pelas áreas afetadas. Em último levantamento, da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), da Polícia Civil, o município tem 20 pessoas desaparecidas.
Foto: CBMERJ
O município segue atuando em ação conjunta com os demais órgãos das esferas Estadual e Federal, no Gabinete Integrado de Gestão de Desastres. A Secretaria de Defesa Civil trabalha para concluir os laudos técnicos das 2917 ocorrências. Mais de 1300 vistorias já foram encaminhadas.
A maior parte das ocorrências foi por conta de deslizamentos que afetaram diversos pontos da cidade. O Corpo de Bombeiros ainda trabalha nas buscas por vítimas nas localidades do Alto da Serra (Morro da Oficina), Vila Felipe e Sargento Boening, onde houve deslocamento de blocos.
Foto: CBMERJ
Forças Armadas mantêm atuação em Petrópolis
Na manhã deste sábado (26), com o apoio da Marinha, foi dada continuidade ao trabalho de desobstrução de vias no Valparaíso e no Alberto Torres. Nas localidades são empenhados 30 militares e equipamentos para a liberação de acessos. Outros 31 militares trabalham no Hospital de Campanha e mais 20 reforçam o trabalho de controle do trânsito na cidade e outros ajudam na distribuição de donativos pela cidade.
Foto: Giovani Garcia
Militares do Exército e da Aeronáutica também atuam na cidade em apoio às ações de recuperação. As Forças Armadas empenham 1100 militares que já garantiram mais de 950 atendimentos médicos, fizeram distribuição de 188 toneladas de donativos, desobstruíram 30 vias e direcionaram mais de 130 equipamentos entre viaturas, tratores e aeronaves.
Desabrigados
A Secretaria de Assistência Social afirma que segue no atendimento as 926 pessoas que estão acolhidas em 14 pontos de apoio mantidos pela Prefeitura.
O órgão diz que também está prestando o suporte a pessoas que estão em locais alternativos, estruturados pelas comunidades, para receber os moradores que tiveram que sair de suas casas em áreas de risco.
Confira quais são os pontos de apoio:
1. E. M. PAPA JOÃO PAULO II
(Rua São Sebastião, 625 – São Sebastião)
2. E. GERMANO VALENTE
(Rua Dr. Sá Earp, 88 – Centro)
3. E. RUBENS DE CASTRO BOMTEMPO
(Rua Permínio Schimidt, s/n – Vila Felipe)
4. CEI CHIQUINHA ROLLA
(Rua Campos, s/n – Quitandinha)
5. E. M. GERALDO VENTURA DIAS
(Serra Velha da Estrela, s/n – Meio da Serra)
6. E. M. DUQUE DE CAXIAS
(Travessa Luciano Camarota, 78 – Quissamã)
7. E. PAROQUIAL BOM JESUS
(Rua Dr. Thouzet, 820 – Quitandinha)
8. E. M. ALTO INDEPENDÊNCIA
(Rua Leonor Maia, 1.056 – Alto Independência)
9. E. M. JOAQUIM DEISTER
(Rua Dr. João Glass Veiga, s/n – Floresta)
10. E. COMUNIDADES SANTO ANTÔNIO
(Rua Coronel Albino Siqueira, 197 – Alto da Serra)
11. E. M. MARIA CAMPOS
(Rua Buenos Aires, 108 – Centro)
12. E. SÃO JOÃO BATISTA
(Rua Luiz Winter, s/n. Duarte da Silveira)
13. E. PAROQUIAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
(Rua Augusto Severo, s/n – Morin)
14. COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBOSA
(Rua Alynthor Werneck, 65 – Alto da Serra)