Retomada: Casa de Petrópolis reabre as portas e lança ação social em apoio às vítimas do temporal
Importante ponto turístico do município, a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura reabre suas portas para receber os visitantes a partir desta sexta-feira, 25 de fevereiro. O espaço não sofreu danos durante a tragédia do último dia 15, quando fortes chuvas afetaram diversos locais da cidade causando a morte de mais de 200 pessoas.
O local ficará aberto das 10h às 16h para receber o público também no feriado de Carnaval, nos dias 26 e 27 de fevereiro e, ainda, nos dias 1 e 2 de março, mantendo seu funcionamento normal a partir de então.
Foto Divulgação
“Petrópolis tem se reinventado a cada novo episódio de catástrofe. Isso se deve ao nosso povo, mas também a toda a sua história, seus pontos turísticos e suas belezas naturais. Reabrir nossas portas é um ato de resistência cultural”, destaca o diretor cultural da Casa, Luiz Aquila.
A historiadora e diretora executiva do espaço, Rachel Wider, destaca que “precisamos preservar nossa história, nosso passado, para começarmos a criar uma realidade onde não seja temerário sair de casa por conta da chuva. Não devemos esquecer a memória daquelas pessoas que se foram”, diz.
Solidariedade
Uma parceria da direção da Casa com a artista e ceramista Flávia Lovatel, vai reverter às vítimas das chuvas, a renda de peças que estão à venda na lojinha da Casa de Petrópolis.
Exposição
A Casa recebe atualmente a mostra “Juntos”, de John Nicholson e Vanda Klabin. A exposição homenageia o Rio através de pinturas e fotografias que retratam a praia e o mar de Ipanema sob diferentes aspectos. Além disso, o público pode conferir a arquitetura de um dos mais imponentes casarões preservados do século XIX em Petrópolis.