Connect with us

Previsão é de chuva e queda na temperatura para os próximos dias em Petrópolis

Cidade

Previsão é de chuva e queda na temperatura para os próximos dias em Petrópolis

Defesa Civil informou que está com equipes de sobreaviso e que instabilidade deve ir até quarta (9)

A previsão do tempo para os próximos dias é de instabilidade e chuva para Petrópolis. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também deve ser registrada queda na temperatura ao longo desta semana.

Foto: Aline Rickly

Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, diz que há chances de formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema que faz com que a chuva seja persistente.

Com relação a queda na temperatura, ele diz que está associada a grande quantidade de nuvens, que não deixa a radiação solar chegar intensamente à superfície. “Isso associado à chuva faz com que a temperatura não suba”, diz Olívio.

De acordo com o Inmet, nesta segunda (7), a previsão máxima é de 26ºC e mínima de 18ºC. Já nesta terça, a cidade vai registrar a queda na temperatura, com mínima de 15ºC e máxima de 22ºC.

Defesa Civil com equipes de sobreaviso

Por conta da previsão de chuva moderada a forte para esta semana, a Defesa Civil informou que está com equipes de sobreaviso.

O órgão informou que, pelo menos até quarta (9), o predomínio é de céu parcialmente nublado a encoberto. Com essa previsão, a Prefeitura aciona equipes de diferentes setores para o suporte em caso de ocorrências em função da chuva.

De acordo com o Sistema de Alertas de Cheias, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a partir desta segunda (7), os volumes de chuva esperados podem provocar a elevação do nível dos rios da cidade.

“Nossas equipes seguem em monitoramento constante da meteorologia e estamos com o efetivo de sobreaviso para o acionamento, caso haja necessidade de reforço”, conta o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers, que destaca ainda o trabalho realizado pelos agentes por meio do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP).

Trabalho no CIMOP

Através do CIMOP, que tem a gestão da Defesa Civil, as equipes monitoram, por 24 horas, o funcionamento da cidade através das 56 câmeras instaladas em diversos pontos e realizam um trabalho integrado com demais setores, como CPTrans, Guarda Municipal e SAMU.

Em dias de chuva, o serviço garante ainda agilidade no atendimento a ocorrências, como os casos de acidentes, obstrução de vias por alagamento, inundações ou quedas de árvores.

“Nesses casos, nossas equipes conseguem atuar de forma célere na sinalização e bloqueio dos trechos afetados, além de orientação para maior segurança da população”, reforça o secretário, lembrando que o CIMOP interage ainda com a ENEL, Águas do Imperador, Corpo de Bombeiros, polícias Militar, Civil e Federais.

A Defesa Civil orienta que em caso de emergência, as pessoas liguem para o 199.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir