Festival gastronômico vai reunir grandes chefs de cozinha no Parque de Itaipava
De 03 a 05 de dezembro o hall de entrada do Parque de Exposições vai receber 25 restaurantes num grande evento regado de música e lazer ao ar livre.
Quinto maior festival gastronômico do país, a 21ª edição Petrópolis Gourmet acontece de 03 a 05 de dezembro no Parque de Itaipava e até dia 19 de dezembro nos restaurantes de Petrópolis.
Esse ano o festival “vai às ruas” reunindo 25 restaurantes e bares participantes em um espaço aberto: o hall de entrada do Parque de Exposições, em Itaipava. Depois o festival segue, de 06 a 19 de dezembro, nos restaurantes e bares.
À esquerda, o chef da Adega Santarém e, à direita, o chef da Bordeaux Itaipava – Fotos Divulgação e Reprodução Instagram
O evento é realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau com apoio da prefeitura e Sesc-RJ e disponibilizou a programação na revista eletrônica www.petropolisgourmet.com.br.
Serão 25 estandes, sendo 15 ocupados por alimentação e cinco por bebidas. Esta edição terá comidinhas típicas natalinas ou receitas especiais – e muitas inovadoras – dos chefs que comandam os restaurantes de Petrópolis.
Fotos Divulgação
Neste novo formato, tirando o festival de dentro dos restaurantes, o evento foi planejado para ser acessível em mobilidade e para o bolso, com preços dos pratos mais em conta, em torno de R$ 30.
Foto Arquivos Sou Petrópolis
Este ano o Petrópolis Gourmet saiu de sua data tradicional, que é novembro, e acontece como especial de Natal ampliando a segurança para os frequentadores com mais de 70% da população local com esquema vacinal completo e praticamente 100% do público a ser imunizado com a primeira dose aplicada. O evento também integra a programação Natal Imperial.
Chef do Maiz Cocina Peruana – Fotos Divulgação
A chef Lydia Gonzalez é presença confirmada no XXI Petrópolis Gourmet Especial de Natal como embaixadora do evento. Ela é formada no ramo gastronômico há 18 anos e representou a Cidade Imperial no programa “Mestre do Sabor” da Rede Globo . “Estar ao ar livre é democratizar o festival e dar mais visibilidade a um evento tradicional. É uma honra ser embaixadora do Petrópolis Gourmet e poder contribuir para a construção do festival”.
Crédito: Gshow/ Samuel Kobayashi
Segredo dos chefs está na produção local
Nos três dias de evento, sempre de 10h às 18h, estará disponível a Feira de Economia Criativa, com apresentação de produtores locais inclusive os orgânicos, uma ação do Sesc-RJ parceiro do evento. E é essa produção local que faz o diferencial nas receitas dos chefs petropolitanos, uma oportunidade de descobrir todos os segredos que fazem da cidade ser reconhecida como um polo de excelência em gastronomia.
Consumo consciente e solidário
Também funciona nos dias do Petrópolis Gourmet, das 10h às 16h, o Mesa Brasil Sesc, incluindo aulas-show e o programa Pequeno Gourmet. O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional que garante que alimentos próprios para o consumo e que seriam descartados possam parar na mesa de instituições sociais. Já o Pequeno Gourmet incentiva os pequenos com oficinas e palestras, o aproveitamento total dos alimentos com receitas fáceis e seguras.
Degustação com boa música
E ainda foi reservada a parte musical com shows nos três dias, sempre às 16h. Na programação, sexta (03.12) o Trio Dubrá recebe a convidada Thalita Vila Nova, sábado(04.12) Mayara Ferreira e Grupo Estação Brasil se apresentam e, domingo (05.12), a Camerata de Violões de Três Rios encerra o final de semana.
Fotos Divulgação
Para anotar aí:
Dias 03, 04 e 05 de dezembro – Parque de Exposições – Estrada União e Indústria 10.000, Itaipava
Dia 03, de 10h às 22h
Dia 04, de 10h às 22h
Dia 05, de 10h às 18h
De 06 a 19 de dezembro
Nos restaurantes e bares participantes (de acordo com horário de funcionamento de cada um)
Programação completa do evento: www.petropolisgourmet.com.br