Grupo de Petrópolis promove encontros de pets na Praça da Águia aos domingos
Iniciativa já ganhou nome e perfis nas redes sociais: Aumiguinhos da Praça. Objetivo dos encontros é socializar os animais de estimação por meio da interação que ocorre nas manhãs de domingo na Praça da Águia
Uma ideia que surgiu despretensiosamente a partir dos encontros semanais entre tutores e pets agora ganhou nome oficial e até página nas redes sociais.
O Aumiguinhos da Praça tem o objetivo de socializar animais de estimação por meio da interação que ocorre oficialmente nas manhãs de domingo na Praça da Águia, no Centro.
Foto: Olívia Hannickel
Segundo Rogério Avelino, de 57 anos, os encontros costumam ocorrer aos domingos entre às 10h e 12h, exceto em dias de chuva.
Ele conta que começou a frequentar a Praça aos domingos com a Luna e a partir daí conheceu outros tutores e disse que passaram a aparecer cada vez mais pets com seus donos.
A Luna foi uma das primeiras frequentadoras da Praça da Águia/Foto: Olívia Hannickel
“Os cachorrinhos começaram a socializar os humanos. Isso foi muito interessante. Eles já conhecem a gente e brincam quando nos veêm, ficam até sem coleira e interagem também com os turistas. Tem até quem marque presença todos os domingos só para ver os pets”, revela.
Foi Rogério quem criou a página dos Aumiguinhos da Praça nas redes sociais. E ele conta que o grupo já sentiu a necessidade de disponibilizar na internet outros conteúdos sobre os cuidados com os animais e também sobre cachorros desaparecidos, além de apoiar a causa animal na cidade como um todo.
Fotógrafa, Olívia Hanickel, de 31 anos, tem sido a responsável por registrar as imagens dos cachorrinhos. Ela diz que começou a frequentar o local em fevereiro deste ano.
Os passeios com a Costelinha que fizeram Olívia conhecer o grupo que se encontra na Praça Foto: Olívia Hannickel
“Foi quando meu marido e eu adotamos a Costelinha. Ela era medrosa e latia muito para outros cachorros, então começamos a buscar um lugar onde pudéssemos socializá-la”, diz.
E assim fez amigos, como o Rogério e a Luna, além do Wilson, dono da Flora; e o Fernando, dono do Juco.
O Juco é um dos participantes assíduos dos encontros junto com seu dono Fernando Foto: Olívia Hannickel
“A Costelinha se apaixonou e nós também. Passamos a ir quase que diariamente! Foi aí que o Rogério decidiu criar a página do Instagram para que ainda mais pessoas fiquem sabendo e possam unir-se a nós, além de divulgar informações sobre feiras de adoções, cachorros desaparecidos e dicas”, disse.
Costelinha e Minduim se divertem durante o evento de Halloween Foto: Olívia Hannickel
O objetivo dos encontros, segundo Olívia, é que os cachorros e os donos possam se divertir juntos. Até festa de Halloween os pets tiveram esse ano e foram fantasiados.
A cadelinha Lua foi fantasiada para o encontro de Halloween dos Aumiguinhos da Praça / Foto: Olívia Hannickel
Márcia Coelho, voluntária da Dog’s Heaven, também participa dos encontros semanais dos Aumiguinhos da Praça.
E revela que o grupo que surgiu para socializar cães, faz com que os tutores também construam novas amizades. “O resultado é que temos manhãs de domingo deliciosas”, conclui.