Esperança: Petrópolis registra 14 dias sem mortes por Covid-19 no mês de outubro
Especialistas consideram que este é o melhor momento desde o início da pandemia na cidade e atribuem queda do número de mortes e internações ao avanço da vacinação
Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde revelam que Petrópolis teve 14 dias sem registro de mortes por Covid-19. No mês de outubro, a cidade teve 19 óbitos confirmados pela doença, menor índice desde abril de 2020.
Altas hospitalares nos Hospital Santa Teresa / Foto Divulgação HST
As mortes foram de pessoas da faixa etária de 50 a 59 anos, sendo que a maioria – sete pessoas- tinha entre 80 e 89 anos.
Os bairros que registraram os óbitos foram: Araras, Castelânea, Duarte da Silveira, Estrada da Saudade, Mosela, Alto da Serra, Bairro Esperança, Bingen, Caxambu e Centro.
Melhor momento da pandemia
De acordo com especialistas, a cidade está no melhor momento desde o início da pandemia e isso ocorre em função da vacinação.
“Estamos vivendo atualmente o melhor período desde o início da pandemia, com uma redução acentuada no número de casos graves e, consequentemente, no número de internações e óbitos também pela covid-19. Tudo em consequência do avanço da cobertura vacinal em nossa população. É um momento bem mais tranquilo”, diz o infectologista Luís Arnaldo Magdalena Pereira.
Ele ressalta a importância da imunização: “Quem ainda não tomou a vacina deve ser vacinado. Quem ainda não retornou para receber a segunda dose deve retornar e concluir o esquema vacinal. Isso é fundamental para vencermos esta pandemia”, afirma o médico.
Também infectologista, José Henrique Castrioto afirma que este é o melhor momento desde o início da pandemia. “Isso é o resultado desta tecnologia fantástica da vacina”.
Internações
O número de internações em leitos das redes pública e privada também é o menor desde o início de 2021.
No período mais crítico da pandemia, no início do mês de abril deste ano, Petrópolis chegou a ter 374 pessoas internadas simultaneamente.
Foto Divulgação PMP
Nas últimas semanas hospitais públicos e privados juntos registram menos de 20 internações.
Na sexta-feira (29) a cidade tinha, ao todo, 15 pacientes internados.
“Ao passo que avançamos com a vacinação alcançando mais pessoas e aumentando a taxa de cobertura da população com a segunda dose, o número de casos graves diminui, reduzindo as internações e os óbitos por conta da doença. De junho pra cá temos observado que o número de pessoas internadas vem caindo sucessivamente.
São números que confirmam que a vacina reduz a circulação do vírus, protege as pessoas e é nosso principal instrumento para controle da pandemia”, diz o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
Vacinação
Até sexta-feira (29) Petrópolis tinha 243.366 pessoas que receberam pelo menos uma dose da vacina e 178.068 pessoas que concluíram o esquema de vacinação com as duas doses ou dose única da vacina.
A Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde aplicou ainda 18.281 doses de reforço em idosos, trabalhadores da Saúde e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos).