Campanha de Multivacinação segue em 15 pontos de Petrópolis até o dia 29
Campanha visa atualizar imunização de crianças e adolescentes de zero a 15 anos
Postos de vacinação em 14 localidades da cidade abriram as portas no sábado (23), “Dia D de Multivacinação”.
A campanha é uma oportunidade para pais e responsáveis atualizarem o cartão de vacinas de crianças e adolescentes com idades entre zero e 15 anos.
Foto: Divulgação Ascom PMP
No Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, no Centro, equipes adotaram até o uso de fantasias, numa forma lúdica de receber as crianças e 290 vacinas foram aplicadas.
Ao todo 1.138 vacinas foram aplicadas ao longo do o dia. A campanha segue até o dia 29, com vacinas disponíveis para 17 tipos de doenças em 15 pontos de vacinação que funcionam de segunda a sexta-feira em localidades distribuídas nos cinco distritos.
Sabrina Moura, mãe da pequena Giovana, de 1 ano, aproveitou o sábado para fazer a atualização da caderneta de vacinação da filha no ponto de vacinação do Hospital Alcides Carneiro. “As vacinas são importantes para protegê-la. A caderneta dela está sempre em dia. Como eu faço estágio de segunda a sexta, aproveitei que está aberto hoje para trazê-la para receber as vacinas necessárias”, disse.
“É fundamental que os pais e responsáveis tenham esta consciência sobre a importância da vacinação para prevenir as doenças e levem as crianças e adolescentes para receberem a imunização. São 17 tipos de vacinas que estão disponíveis nos pontos de vacinação. Os pais e responsáveis devem conferir a caderneta de vacinação e comparecer. A vacinação é um ato de amor, de proteção às crianças e adolescentes”, destaca o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
A campanha de multivacinação começou no dia 1° e segue até o dia 29 em salas de vacinas instaladas em diferentes pontos da cidade.
Importante lembrar que em relação à atualização da carteira de vacinação de adolescentes, em Nota Técnica divulgada no mês passado, o Ministério da Saúde informou que as vacinas podem ser aplicadas de forma simultânea à vacinação contra a covid-19 – sem a necessidade de intervalo.
“A vacina é uma proteção em todas as etapas da vida, por isso estamos aqui hoje para conferir a atualização da caderneta de vacinação da minha filha”, conta Carla Freitas, mãe da Júlia, de 14 anos. “A vacinação é importante para nos prevenirmos das doenças, para que estejamos protegidas”, completa a adolescente Júlia Freitas.
Veja onde vacinar as crianças e adolescentes
- PSF da Posse
- UBS de Pedro do Rio
- Ambulatório Escola
- Centro de Saúde do Itamarati
- Centro de Saúde Coletiva do Centro
- Hospital Alcides Carneiro
- UBS Itaipava
- UBS Morin
- PSF Alto da Serra
- UBS Alto Independência
- UBS Quitandinha
- UBS Mosela
- UBS Retiro
- UBS Araras
- PSF São Sebastião