Ambulantes aderem ao PIX para facilitar pagamento nas ruas do Centro de Petrópolis
Alternativa vem sendo cada vez mais adotada pelos trabalhadores informais
Com o aumento do desemprego e alta da inflação, o trabalho informal acaba sendo a única alternativa para quem precisa colocar comida em casa e ajudar a família.
Foto: Reprodução internet
Se você tem o costume de andar pelo Centro da cidade com certeza já se deparou com dezenas de ambulantes vendendo bala, paçoca, água e pipoca nas ruas.
E se não costuma andar com dinheiro na bolsa, agora eles também aceitam o PIX, pagamento eletrônico instantâneo e gratuito, que funciona no Brasil desde novembro do ano passado.
“Veio a pandemia e o que a gente puder fazer para facilitar na hora do pagamento é melhor”, disse Marco Aurélio Gonçalves, de 19 anos.
Morador de Belford Roxo, ele trabalha em Petrópolis vendendo balas.
Com três filhos pequenos, desempregado e sem qualquer perspectiva de emprego a curto prazo, a única alternativa foi o trabalho informal.
“Minha ideia não é trabalhar nas ruas. Já mandei currículo para vários lugares, mas ainda não tive resposta”, disse em entrevista à Sou Petrópolis.
A Assistência Social de Petrópolis informou que tem atuado de forma constante e humanizada com relação às pessoas que trabalham informalmente na cidade.
Nos casos desses trabalhadores que são de fora do município, a secretaria diz que vem buscando aproximação com as equipes de assistência das cidades de origem, em busca de soluções conjuntas.