Serra Serata pretende reunir o melhor da gastronomia italiana em Petrópolis
Evento vai ocorrer nos restaurantes entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro. Estabelecimentos interessados em participar do festival devem fazer a inscrição até esta quarta-feira (15)
O Festival que homenageia a cultura italiana, Serra Serata, vai ocorrer entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro e pretende reunir o melhor da gastronomia italiana em Petrópolis.
Foto: Divulgação Pizza Doc
Marzio Fiorini, diretor cultural da Casa D´Itália Anita Garibaldi (parceira do evento), conta que o festival terá como proposta aproximar a cidade da cultura italiana, através da gastronomia.
“Temos muitos descendentes italianos no nosso município e o festival celebra também a presença dos imigrantes por aqui”, afirma ele, que já formalizou o convite ao Cônsul-Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice, para estar presente na abertura do festival.
A curadoria do evento será de Cristina Pelegrini e Walmir Ferreira, comerciantes diretamente ligados à gastronomia italiana em Petrópolis.
Segundo o secretário de Turismo, Samir El Ghaoui, o “Serra Serata – Tutti a Tavola” vai contribuir para movimentar os restaurantes e estabelecimentos participantes.
“É mais uma ação voltada não somente para os turistas, mas também para o próprio morador da cidade, que terá opções gastronômicas diversas a preços diferenciados durante este período”, diz.
Inscrições
Os estabelecimentos que quiserem fazer parte do festival poderão se cadastrar até a próxima quarta-feira (15).
Para participar, os responsáveis podem mandar um e-mail para serraserata.turispetro@gmail.com ou entrar em contato pelos telefones (24) 2246-9462 ou 2237-3321 (WhatsApp).
O festival terá cinco categorias específicas: restaurantes especializados (que servem apenas a culinária italiana), pizzarias (que tenham a pizza como carro-chefe em seus cardápios), outros restaurantes (casas que oferecem gastronomia diversificada e incluem também a italiana), só delivery (que servem os pratos da culinária italiana apenas nesse formato) e produtos gastronômicos (para a inclusão de produtores de caponatas, antepastos, pães, massas, biscoitos e doces italianos, entre outros).
Medidas sanitárias
Na adesão ao festival, o representante do estabelecimento se compromete a assinar um termo de responsabilidade garantindo que o atendimento presencial será realizado com a atenção devida a todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde, assim como as medidas de segurança alimentar previstas nas normativas da vigilância sanitária.