Connect with us

Cresce 700% número de atendimentos a mulheres vítimas de violência em Petrópolis

Cidade

Cresce 700% número de atendimentos a mulheres vítimas de violência em Petrópolis

Lesão corporal e ameaças foram as principais violências relatadas e o maior número de vítimas tem entre 31 e 40 anos. Dados são do Centro de Referência em Atendimento a Mulher

O número de atendimentos a mulheres vítimas de violência em Petrópolis cresceu 700% entre janeiro e junho de 2021comparado com o mesmo período do ano passado . O dado é do Centro de Referência em Atendimento a Mulher (CRAM).


Reprodução Internet

Segundo o órgão, lesão corporal e ameaças foram as principais violências relatadas e o maior número de vítimas tem entre 31 e 40 anos.

Para o CRAM, o aumento no número de atendimentos ocorreu devido à ampliação do acesso aos serviços.

A coordenadora do órgão, Ana Luiza Franco, destaca que o fomento desses meios, como a disponibilização de um número de telefone e whatsapp, contribuiu para o aumento de atendimentos.

“Procuramos enfrentar um dos fenômenos observados em outros países que também passam por período de confinamento: com agressores e vítimas sob o mesmo teto 24h por dia, a mulher tem mais dificuldade de ir até o centro de referência, assim o atendimento por telefone faz com que consigamos ampliar a rede de acolhimento e proteção de direitos”, diz.

Como denunciar?

Os atencimentos no CRAM são feitos no espaço físico, que fica na Rua Santos Dumont, prédio anexo ao Centro de Saúde.

Além disso, há também o ônibus lilás que consegue chegar às comunidades mais distantes e oferece ainda o atendimento pelo telefone (24) 98839-7387, que também funciona como whatsapp.

Nesta sexta-feira (16), o ônibus lilás está na Paróquia de São Sebastião do Carangola, no Cidade Nova.

Como funciona o atendimento?

Quando chegam até o CRAM, as mulheres vítimas de violência obtêm atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico realizado por uma equipe multidisciplinar.

Além disso, elas têm acesso ao auxílio na obtenção do apoio jurídico necessário a cada caso específico.

O CRAM também oferece orientação sobre os diferentes serviços disponíveis relacionados à prevenção, apoio e assistência às mulheres em situação de violência.

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir