Connect with us

Fios de Amor: saiba como contribuir com o projeto da APPO que confecciona perucas a partir de mechas de cabelo

Cidade

Fios de Amor: saiba como contribuir com o projeto da APPO que confecciona perucas a partir de mechas de cabelo

A doação de mechas é aberta a adultos e crianças com todos os tipos de cabelo

Alguns centímetros para quem doa, mas um valor imensurável para quem recebe. Talvez você não saiba, mas a APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos – desenvolve um projeto de confecção de perucas que são emprestadas a pacientes em tratamento contra o câncer. Produzidas a partir de doações de mechas de cabelo – ocorridas ao longo de todo o ano – as perucas dão de volta a alegria e a autoestima das mulheres.

Fotos: Reprodução/Instagram @associacaopetropolitana

Separadas por textura, as mechas representam, mais do que ponto de partida para a confecção das perucas, gestos de carinho ao próximo. É o que explica Rosane Rodrigues, responsável pela separação e organização do projeto “Fios de Amor”. “Fico na sala em que o pessoal vai buscar as perucas e tem gente que chega lá chorando e sai rindo, feliz. O cabelo é uma coisa que levanta a autoestima”, conta.

Praticamente uma consultora de imagem e estilo das pacientes, Rosane, além de palavras carinhosas, também garante a elas conselhos sobre como realçar a beleza de cada uma, seja através das perucas ou lenços e turbantes, também à disposição de pacientes oncológicas na sede da APPO para empréstimo por um período de seis meses – que pode ser renovado – mediante cadastro na recepção da associação.

“Sempre dou ideias. É muito gostoso. Eu amo. A gente faz muita amizade com elas. Já teve casos da pessoa chegar chorando e depois agradecer por ter conversado comigo. Isso, pra mim, é melhor que qualquer presente. É saber que você ajudou e fez a diferença na vida de alguém”, descreve Rosane. Multidisciplinar, o projeto abraça o físico, o psicológico e também o social, como aponta a psicóloga da instituição, Aline Barbosa.

“Quando falamos desse projeto, estamos falando de autocuidado e do impacto que ele tem no enfrentamento e tratamento do câncer. Muita gente acha que é fútil falar de beleza no tratamento oncológico, mas quando essa pessoa consegue se olhar, resgatando questões que haviam se perdido dentro de si, como a autoestima, vemos nitidamente melhor resposta ao tratamento”, reforça Aline.

Como doar e contribuir com a causa?

Aberta a crianças e adultos com todos os tipos de cabelo, a doação de mechas acontece de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, na sede da APPO, que fica na Rua Visconde da Penha, nº 72, no Centro. Todo tipo de fio é bem-vindo à produção, sendo que os mais curtinhos são empregados na produção de franjas e aqueles a partir de 15cm na confecção das perucas.

Fotos: Reprodução/Instagram @associacaopetropolitana

A associação ressalta a importância de que, na ida ao salão, o doador indique ao cabeleireiro seu desejo de doar as mechas para que o corte seja feito de forma que o cabelo possa ser reaproveitado. Além do bem estar em fazer e promover o bem, o doador também sai da APPO presenteado, seja com uma moção honrosa (no caso dos adultos), ou então com a Vitoria/Vitorio – bonecos de pano dados às crianças como homenagem a quem venceu o câncer.

Mais informações sobre o projeto “Fios de Amor” podem ser obtidas pelo telefone (24) 2242-0956, ou pela página @associacaopetropolitana, no Instagram – perfil em que são divulgados os projetos e atualizações da APPO.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir