6 fatos e curiosidades sobre o Clube 29 de Junho, que realizou o I Festival Germânico de Petrópolis
Do tímido I Festival Germânico ao fenômeno da Bauernfest
Matéria atualizada às 14h30 do dia 27 de junho de 2024
Neste 29 de junho, Dia do Colono Alemão, a Sou Petrópolis te convida a conhecer a história por trás do Clube 29 de Junho: instituição sem fins lucrativos que, há mais de 60 anos, se dedica a preservar a tradição germânica em Petrópolis, sendo uma de suas principais realizações o I Festival Germânico (1983) que, mais tarde, viria a se tornar a Bauernfest.
Prontos para viajar no tempo?
O porquê do nome
Criado por um grupo de descendentes de alemães, o Clube 29 de Junho surgiu da paixão pela tradição e pelo compromisso em preservá-la. Nomeada em homenagem ao dia 29 de junho de 1845 – quando chegaram ao solo petropolitano as primeiras levas de colonos de Petrópolis, a instituição busca honrar seus antepassados e zelar por seus hábitos e costumes.
Foto: Reprodução/Instagram Clube 29 de Junho
Curiosidade: Petrópolis possui mais de 456 famílias de origem germânica que vieram da Germânia para cá ainda antes da formação da Alemanha. É possível pesquisar a região de origem da sua família clicando aqui.
Grupos folclóricos
Uma das primeiras iniciativas do Clube 29 de Junho foi a criação, em 1961, do “Grupo de Danças Antigas”, composto por 12 casais que apresentavam suas polkas, valsas, schottisch, mazurkas e rheinländer – danças trazidas pelos colonos e que caracterizavam os bailes daquela época. Hoje, Petrópolis conta com sete diferentes grupos folclóricos que participam ativamente da Bauernfest. Conheça os grupos clicando aqui.
Foto: Reprodução/Site Bauernfest
A realização do I Festival Germânico de Petrópolis
De exposições a excursões, palestras, concursos e solenidades, uma das principais realizações do Clube 29 de Junho foi, sem sombra de dúvida, o I Festival Germânico, em 29 de junho de 1983, com 3 barraquinhas. Passando a ser realizado em parceria com a Prefeitura a partir de 1990 – se tornando, aí, Bauernfest – o evento é hoje a maior festa cultural petropolitana que preserva as tradições germânicas na culinária, história, danças, músicas, artesanato e vestes típicas.
Foto: Divulgação
Nome da festa é homenagem a um dos fundadores do Clube 29 de Junho
Contam os membros do Clube 29 de Junho que o nome Bauernfest é uma homenagem a um dos fundadores do clube: o historiador Gustavo Ernesto Bauer, também criador do Museu Casa do Colono. Ainda segundo os integrantes do clube, a homenagem é dupla, uma vez que o prefixo “Bauer” do título da festa corresponde à palavra agricultor, em alemão. Daí uma referência também aos colonos que trabalharam em prol da terra petropolitana.
Dona Emygdia: cidadã e presidente de honra
Não tem como falar em Clube 29 de Junho sem mencionar a figura da dona Emygdia Hoelz! Tendo presidido o clube por 32 anos, de 1988 a 2020, ela é hoje a presidente de honra do grupo. Descrita como uma das principais responsáveis por tornar a Bauernfest o que ela é hoje, dona Emygdia nunca mediu esforços para representar e, sobretudo, lutar pela representação germânica na cidade.
Foto: Reprodução/Instagram Clube 29 de Junho
O Clube 29 de Junho hoje
Comprometido em continuar a promover o resgate e a preservação da tradição germânica em Petrópolis, além de atuar na organização da Bauernfest, o Clube 29 de Junho realiza na cidade ações de intercâmbio cultural, como é o caso da Semana da Língua Alemã, e encontros festivos da Familienfest, em que são homenageadas famílias de descendentes alemães.
Foto: Divulgação
Os próximos passos do clube, que pode ser contatado por aqueles em busca de informações sobre suas famílias e antepassados, podem ser acompanhados no Instagram (@clube29dejunho) e Facebook (Clube 29 de Junho – História e Tradição).