Petropolitano e professor da UCP têm artigo publicado no exterior sobre a situação prisional do Brasil na pandemia
Aluno e ex-professor se juntam e escrevem artigo “Prisão em Tempos de Pandemia”, publicado por uma revista acadêmica internacional
A quatro mãos o petropolitano Patrick Mölter Fonseca, de 24 anos, escreveu junto de seu ex-professor da UCP, Flávio Mirza Maduro, o artigo “Prisão em Tempos de Pandemia: Uma Breve Reflexão sobre a Situação Prisional durante a Pandemia do Covid-19”. Publicado pela revista acadêmica Medwin Publishers, o estudo feito pelos advogados criminalistas analisa as decisões judiciais tomadas no país durante o período e as atuais condições dos presídios.
Foto: Divulgação
Lançado em abril deste ano, “Prisão em Tempos de Pandemia” é o primeiro artigo assinado por Patrick que é publicado. Como explica o petropolitano, o trabalho analisa situações com que os dois, ele e o ex-professor, com quem trabalha hoje, se deparam na prática. “Temos visto pessoas que ainda não foram condenadas sendo presas e sofrendo com a restrição da liberdade; sendo expostas a uma condição muito perigosa, já que a realidade pandêmica nas prisões é ainda mais lamentável e preocupante”, aponta Patrick.
Para seu orientador, o Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Doutor e Mestre em Direito pela UGF, além de professor da UERJ e da UCP, Flávio Mirza Maduro, estudos como esse se mostram fundamentais no desenvolvimento de uma visão crítica do Direito e da vida. “Abordamos o sistema prisional e suas mazelas. E entendemos que um sistema prisional, num Estado Democrático de Direito, precisa preservar a vida”, conclui Flávio.
Por enquanto, o artigo escrito por Patrick e Flávio está disponível somente em inglês e pode ser lido na íntegra clicando aqui.