Mais de mil idosos acima de 90 anos receberam a primeira dose da CoronaVac em Petrópolis
A partir desta quarta-feira (24) é a vez dos idosos com 85 a 89 anos começarem a se vacinar; Mais dois pontos de vacinação serão abertos para atender essa faixa etária.
Nesta terça-feira (23) a Secretaria de Saúde encerrou a primeira fase de vacinação exclusiva para idosos acima de 90 anos. A todo, 1.031 pessoas nessa faixa etária receberam a primeira dose da CoronaVac. Com o recebimento de mais uma leva das vacinas, a prefeitura vai ampliar nesta quarta-feira (24) a campanha para idosos entre 85 e 89 anos.
Foto Divulgação PMP
Até o fim da tarde desta terça-feira, 1.733 idosos desta faixa etária já estavam cadastrados junto a Secretaria de Saúde para receber o imunizante. A vacinação deste grupo é mais um passo dentro do processo para imunização do grupo prioritário previsto na primeira fase da campanha, conforme prevê o Ministério da Saúde.
O trabalho começou com a vacinação de profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e deficientes institucionalizados maiores de 18 anos e avançou com a chegada de novas remessas da vacina, o que permitiu o início da vacinação de idosos com mais de 60 anos acamados e idosos com mais de 85 anos. A Secretaria de Saúde estima que Petrópolis tenha 2.600 pessoas na faixa etária que será atendida nesta nova etapa da campanha, que atende pessoas de 85 a 89 anos.
“A ampliação para esta faixa etária é mais um passo importante que estamos dando para proteger a população de idosos, que é mais vulnerável à Covid-19. As equipes da Saúde estão empenhadas neste trabalho. Para dar conta da demanda estamos ampliando os pontos de vacinação, de dois para quatro, e esperamos pela chegada de novas doses para que seja possível avançarmos ainda mais com o trabalho, atendendo todo o público previsto na primeira fase da campanha”, afirma o prefeito interino Hingo Hammes.
Mais dois pontos de vacinação
Além dos pontos que atendem o público que chega a pé e também de carro, no sistema de drive thru (que funcionam na UCP da Rua Benjamim Constant e no Parque de Exposições de Itaipava), outros dois pontos de vacinação estão sendo abertos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Quitandinha e do Itamarati. A Secretaria de Saúde irá agendar por dia a imunização de 150 pessoas em cada um dos dois pontos de drive thru (Centro e Itaipava) e 100 idosos por dia em cada uma das UBSs (Quitandinha e Itamarati).
“Estamos ampliando a vacinação com todo um planejamento para que, neste momento em que começamos a atender uma faixa etária com maior público, tudo transcorra de forma organizada, evitando que ocorram aglomerações. Para isso, é fundamental que, antes de comparecer ao ponto de vacinação, as pessoas façam o cadastro no site da prefeitura”, diz o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.
Foto Divulgação PMP
Para ser vacinado, é necessário que o idoso seja cadastrado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). O idoso deve comparecer ao ponto de vacinação escolhido na data marcada, portando identidade, cartão de vacina e comprovante de residência. Pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação. A vacinação para esta faixa etária (85 a 89 anos) será realizada até o dia 6 de março.
Veja também:
- Petrópolis recebe nova remessa de vacinas: 390 para primeira dose e 3.450 para reforço
- Infectologista esclarece dúvidas sobre atual situação da Covid-19 em Petrópolis
- Covid-19: Secretaria de Saúde espera vacinar 2.600 idosos entre 85 e 89 anos a partir desta quarta-feira em Petrópolis
- Familiares poderão acompanhar todo o processo de aplicação da vacina contra a Covid-19 em Petrópolis
- Secretaria de Saúde diz que vai reforçar monitoramento da chegada de novas variantes da Covid-19 em Petrópolis