Connect with us

Professor de Petrópolis dá dicas para ir bem no Enem 2024

Educação

Professor de Petrópolis dá dicas para ir bem no Enem 2024

As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro

Um dos concursos mais concorridos no Brasil, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é porta de entrada para muitos jovens que desejam ingressar em universidades públicas e privadas. Há poucos dias para a prova, que será realizada no dia 3 e 10 de novembro, é importante ter um planejamento para não deixar nenhum conteúdo de fora das revisões.

Por nisso, conversamos com Leandro Ricon, professor do Ensino Médio do Colégio de Aplicação, de graduação e do mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis, sobre boas práticas para se preparar nesta reta final de estudos.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Estratégias para reta final de preparação para o Enem

Leandro detalha que as principais estratégias que os alunos podem adotar nessa semana da prova é revisar o conteúdo que tenham mais dificuldade e cuidar da alimentação e regular o sono.

“A prova do ENEM, bem como qualquer processo seletivo, demanda uma preparação que deve ser feita ao longo do tempo. Assim sendo, focar nos conteúdos que o estudante julga mais complexos e tentar se acalmar para a prova – mesmo sabendo da dificuldade disto – é um dos pontos que percebo como mais pertinentes”.

Equilíbrio

O professor ressalta que uma avaliação como o ENEM demanda uma preparação feita ao longo da formação do estudante. Nesse sentido, estudar 10 horas por dia na semana anterior à prova pode levar o aumento da ansiedade dos alunos no momento da avaliação.

“Tentar equilibrar uma rotina de estudos mais leve nessa reta final com atividades com os amigos e famílias e relaxamento antes da prova pode ser uma boa opção”. 

Revisões e simulados

Estudar através de simulados é sempre uma ótima opção. Rincon explica que com a ampliação do acesso à internet é possível conseguir realizar vários simulados que podem, tranquilamente, funcionar como uma revisão geral para a prova.

“Os estudantes também podem acessar as provas anteriores do ENEM e tentar respondê-las”.

Segundo o professor, compreender quais são as suas dificuldades é fundamental para a organização dos estudos.

“Cada estudante deve procurar organizar sua forma de estudar. Em primeiro, localizar a área em que sente mais dificuldade. Em seguida, dentro dessas áreas, localizar a matéria específica. Após isso, localizar o conteúdo que se tem dificuldade, afinal de contas, raramente o aluno possui dúvidas acerca de todo o conteúdo de uma disciplina. A partir daí, organizar uma revisão que foque a maior quantidade de tempo possível nesses tópicos. Essa revisão funciona bem, pelo relato dos alunos, se for feita a partir de questões que já apareceram nas provas”.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Organização do tempo durante a prova

Para Leandro, existem várias formas de organizar e responder à prova. Uma delas é focar em responder as questões da área em que o aluno tem mais conhecimento.

“Isso pode auxiliar em dois sentidos. Em primeiro, ao se responder a área em que mais se tem interesse, o aluno possivelmente ganha tempo para responder as demais questões. Em segundo, as questões que ele julga ‘mais fáceis’, isso faz com que elimine as dúvidas, gerando mais confiança ao realizar o restante da prova”. 

Redação do Enem

O professor destaca que a redação do ENEM é um dos pontos centrais da avaliação e onde os principais erros aparecem. Para evitá-los, ele aconselha que os alunos devem focar no tema proposto, sem fugir da ideia principal.

“Os principais erros que os alunos devem tentar evitar durante a redação são fugir do tema proposto ou apenas tratá-lo de forma tangencial; não apresentar repertório cultural para sustentar sua argumentação. O principalmente é apresentar os elementos necessários da proposta do tema. No mais, desejo a todos os estudantes uma boa prova!”, finaliza o professor.

 

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir