Connect with us

Sapucaias colorem a Praça da Liberdade de rosa

Cidade

Sapucaias colorem a Praça da Liberdade de rosa

Paisagista explica ligação destas árvores com Petrópolis

Com a chegada da primavera, as sapucaias voltaram a colorir a Praça da Liberdade, em Petrópolis, de rosa. Verdes durante todo o ano, as folhas desta árvore caem amarelas e renascem rosadas conforme o tempo fica mais quente.

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

“Quando velhas, suas folhas caem amareladas formando um belo tapete. Logo em seguida vem a nova folhagem e floração em tons de rosa, que são um espetáculo para os olhos. São frondosas, mostram suas folhas rosadas nos meses de setembro e outubro. São árvores de madeira nobre e importantíssimas para nosso bioma pois são muito polinizadas por insetos, pássaros e principalmente por morcegos, que são os maiores disseminadores dos frutos da castanha”, explica a paisagista Patrícia Assis.

Como vieram parar em Petrópolis?

Ela conta que estas árvores foram trazidas por Dom Pedro II e plantadas nos jardins do Palácio da Quinta da Boa Vista e, posteriormente, na Praça da Liberdade e o então Museu Imperial.

“As sapucaias também são conhecidas como cabeça -de -macaco e é uma árvore da família das Lecitidáceas, existentes na floresta amazônica e na Mata Atlântica. São andróginas, ou seja, possuem dois sexos separadamente na mesma flor. É muito utilizada no paisagismo urbano, pois, além de beleza, fornecem sombra e frescor. Não à toa que suas copas imensas se expandem nos períodos de estiagem”, comenta.

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

Origem do nome

Segundo Patrícia, os indígenas a chamavam de Iá Sá Pulsaia. Iá quer dizer fruto; Sá, olho; e Pulsaia, saltar aos olhos. Elas são exportadas para a Europa com a designação de Sapucaias Nuts

Fruto

As cumbucas que ficam penduradas na sapucaias são seus frutos. Elas guardam sementes que servem de alimentos para pequenos animais silvestres. “Os macacos pregos são seus maiores admiradores. Ficam esperando a tampinha da cumbuca abrir para jogarem as semente no chão e comer”.

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

Uso culinário

Patrícia relata também que as sementes são utilizadas para fins culinários, criando sabores diferenciados em diversos tipos de saladas, pois possuem um leve sabor apimentado.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir