Petropolitana de 12 anos que sofria bullying na escola lança livro e é sucesso nacional
Quéren Hapuque é uma das coautoras da obra “Mulheres como luzeiros no mundo Vol 2”. Escritora participou da Bienal do Livro de São Paulo e teve exemplares vendidos na África e nos Estados Unidos
Pequena no tamanho, mas gigante na inteligência, a petropolitana Quéren Hapuque, de apenas 12 anos, vem fazendo sucesso com seu mais recente livro. A jovem é uma das coautoras da obra “Mulheres como luzeiros no mundo Vol 2”, que está rodando o Brasil e teve exemplares vendidos na África e nos Estados Unidos.
Fotos: Arquivo Pessoal
O convite
No início deste ano, Quéren começou a trazer, todos os dias, um versículo bíblico em seu Instagram. A ação logo viralizou e, com a repercussão, a pequena alcançou os 14 mil seguidores. Alguns dos vídeos em que ela compartilha a palavra de Deus já chegaram às 300 mil visualizações.
Com o sucesso, a jovem recebeu um convite da Editora Chave Mestra, em São Paulo, para participar como coautora do livro “Mulheres como luzeiros no mundo – Chamadas para um tempo como esse. Vol.2”.
“Nesse livro, 29 mulheres de várias partes do mundo, convidadas por sua influência na sociedade, contam suas experiências e superações que alcançaram com a fé em Deus. A Quéren é a mais nova co-autora desse livro e de todos os três mil autores da editora”, comenta a mãe da petropolitana, Marliane Almeida.
Participação na Bienal SP. Fotos: Arquivo Pessoal
Preconceitos
Pouco antes de começar este projeto, Quéren passava por momentos difíceis. Na escola em que estudava, a pequena sofria bullying por conta do seu cabelo e da cor de sua pele.
“Ela estava quase entrando em depressão. Começou a não se aceitar por conta do que ouvia de alguns colegas. Até que depois de chorar quase uma noite inteira na sala de casa comigo e com o pai dela, deitada em nossos braços, Deus disse no coração dela que ela não é produto pois não foi fabricada, foi criada. E criação é muito especial, pois é pensada e sonhada. Aí ela entendeu que ela é linda porque ela é única”, conta a mãe.
No livro, ela conta sobre como passou a ter um relacionamento sincero com Deus e como isso mudou suas atitudes, em especial na escolha de suas amizades.
Quéren sendo entrevistada e encontrando a influenciadora cristã Vitória Dozzo. Fotos: Arquivo Pessoal
Relação com a escrita
Quando surgiu o convite para participar do livro, ela não hesitou. Curiosa e estudiosa, Quéren sempre amou ler e tinha a escrita como um grande sonho.
“Ela tinha muita dificuldade para aprender, até que a matriculamos no Colégio Adventista de Petrópolis (IPAE), onde a professora dela, a Tia Cris, fez um lindo trabalho. A escola tinha um projeto chamado estante mágica, para publicar um livro. A Quéren prontamente participou e, já aos 6 anos, publicou sua primeira obra. O mesmo aconteceu aos sete e oito anos”, relata Marliane.
Participação na Bienal
Neste mês de setembro, a petropolitana participou da Bienal do Livro de São Paulo durante três dias. Para viajar, Quéren e a família tiveram o apoio de marcas como Carmen Steffens, Salão da Elis Bessa, Yasmin trancista, Citroen e Assembleia de Deus de Petrópolis.
“Foi um período maravilhoso. Muitos adolescentes, adultos e crianças surpresos ao ver uma menina tão nova alcançar estes lugares e ter essa experiência. Ela ficou feliz em poder compartilhar uma parte da sua história e receber outros jovens que passam pelo que ela passou. A igreja dela, Assembleia de Deus de Petrópolis e o pastor presidente Rev. Temoteo Ramos de Oliveira contribuíram e apoiaram muito a ida dela pra bienal”, ressalta.
Quéren dando autógrafos na Bienal SP. Fotos: Arquivo Pessoal
Internacionalização
Além do Brasil, o livro em que a petropolitana participa também foi levado para a África e os Estados Unidos. “Ela recebeu uma promessa de Deus de que iria pelo mundo através das suas mãos e isso está acontecendo”.
Próximos passos
Para o próximo ano, Quéren já tem alguns projetos. “Ela já está preparando seu livro autoral e segue buscando parcerias para conseguir publicá-lo. Além de escritora ela também é cantora e bailarina, já com alguns títulos pelo Studio da Marion Ballet, aqui em Petrópolis”, afirma a mãe.
Lançamento do livro com tarde de autógrafos na Livraria Nobel de Petrópolis. Fotos: Arquivo Pessoal
Onde encontrar o livro?
O livro “Mulheres como luzeiros no mundo – Chamadas para um tempo como esse. Vol.2” pode ser encontrado na Livraria Nobel, na Rua 16 de Março, e também na Livraria da Assembleia de Deus de Petrópolis. Para quem for de fora da cidade, a família envia pelos Correios. Basta entrar em contato pelo Instagram @queren.h.h.