Connect with us

Símbolo de resistência, ipês amarelos florescem em Petrópolis

Cidade

Símbolo de resistência, ipês amarelos florescem em Petrópolis

A tendência é que as árvores sigam florindo até o mês de outubro. 

Colorindo a cidade de amarelo na segunda metade do ano, os ipês amarelos sempre dão um toque a mais de beleza em Petrópolis. Após as tragédias climáticas que a cidade enfrentou eles vêm se tornando simbólico de resistência.

Foto: Ana Kutter

Espalhados por Petrópolis, os ipês já podem ser encontrados em alguns bairros e no Centro Histórico. A tendência é que as árvores sigam florindo até o mês de outubro. 

“Entre maio e outubro, a cidade é adornada com o esplendor das flores dos ipês, que embelezam o cenário urbano durante a estação seca, entre o outono e o inverno. Essas árvores, que florescem em pleno período de estiagem, entram em um ciclo fascinante. Após a floração, as folhas caem, e a árvore parece secar, dando a impressão de que morreu. Essa é apenas uma fase natural do seu ciclo, pois com a chegada das chuvas, elas se renovam, exibindo folhagens densas e aguardando a próxima floração”, explica Patricia Assis, paisagista e gestora ambiental.

Florada dos ipês

Segundo a paisagista, o ciclo de floração dos ipês começa com o ipê roxo, seguido pelo ipê amarelo, que tornou-se a árvore símbolo de Petrópolis. Além disso, elas são indicadas para ações de arborização urbana, reflorestamento, preservação ambiental e paisagismo.

“A floração do ipê amarelo ocorre principalmente em setembro, na semana da Independência do Brasil, o que reforça seu simbolismo na cultura nacional. Já o rosa e branco aparecem com maior destaque em agosto e setembro, encerrando o ciclo anual da floração. A sua importância vai além da beleza. As espécies são essenciais para a preservação ambiental, atuando no reflorestamento e atraindo animais, incluindo pássaros ameaçados de extinção. Os ipês estão se espalhando por diversas áreas da cidade, graças à dispersão das sementes pelo vento e pelos pássaros, o que permite sua presença em quase todos os bairros”, diz Patricia.

Foto: Ana Kutter

Clima favorável para a florada

Patricia conta que, para florescerem, as árvores precisam de um clima mais ameno e do solo úmido. 

“Uma característica notável é que os ipês florescem com maior densidade durante a estiagem acompanhada de frio intenso. Quanto mais baixas as temperaturas, mais exuberantes se tornam as suas flores”.

Símbolo de resistência em Petrópolis

O ipê amarelo é considerado um símbolo de resistência e resiliência. Essa associação se deve à sua capacidade de florescer em condições adversas, como no período de seca, quando a maioria das outras árvores perdem suas folhas. O ipê amarelo resplandece com suas flores vibrantes justamente no momento em que a natureza ao redor parece estar em repouso, demonstrando uma força silenciosa e sua beleza resiliente.

“Em Petrópolis essas árvores continuam firmes e flóridas, após as tragédias causadas pelas chuvas. Não é por acaso que o ipê amarelo foi escolhido como símbolo da força e união da população na reconstrução da cidade. A comunidade demonstrou sua capacidade de superar desastres e florescer novamente, reafirmando a força resiliente que caracteriza tanto as árvores quanto as pessoas da cidade”, finaliza Patricia Assis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir