Connect with us

Projeto oferece aulas gratuitas de voleibol para alunos da rede pública de Petrópolis

Cidade

Projeto oferece aulas gratuitas de voleibol para alunos da rede pública de Petrópolis

Aulas ocorrem na COMAC e na Instituição C3, às segundas-feiras. Saiba como fazer parte

O projeto “Vôlei Petrópolis para Todos” está transformando a vida esportiva de crianças, adolescentes e adultos. Em dois polos, são oferecidas aulas de voleibol para alunos matriculados na rede pública de ensino de Petrópolis, além de mais cinco locais onde as aulas são pagas. Criado em 2010, com o objetivo de descobrir jogadores para as competições nas quadras e areias, o projeto trabalha os valores éticos e morais além das quatros linhas. 

Foto: divulgação

Em busca de novos talentos

Descoberta por um professor de educação física, na juventude, Márcia Verônica Ferreira, ex-jogadora de vôlei e idealizadora do “Vôlei Petrópolis para Todos”, conta que a realização do projeto nasceu para descobrir pessoas talentosas, que muitas das vezes não têm oportunidades e são invisibilizadas no esporte. 

Foto: divulgação

“Eu vim de família de baixa renda. Estudei em uma escola da rede pública. Tive um professor que me descobriu na quadra, jogando, acreditou e investiu em mim. Pela situação financeira dos meus pais, não saía de casa, não podia fazer nada. O meu primeiro esporte foi handebol. Aos 12 anos, eu viajei pela primeira vez de avião, conheci várias cidades, porque eu fui convocada para disputar o Campeonato Brasileiro. Dediquei-me o máximo. A quadra da escola era o playground da minha casa. E, com isso, me veio o desejo de dar oportunidade também aos outros, porque são tantos talentos que a gente encontra que não têm essa oportunidade. Então, eu cresci com essa vontade”.

Início do Vôlei Petrópolis para Todos

O Projeto Vôlei Petrópolis para Todos existe há 10 anos, em Petrópolis. As primeiras aulas iniciaram no Colégio Terra Santa, mas devido a quadra descoberta e as chuvas, houve a mudança para o Petropolitano.

“Foi o primeiro local que eu tive uma escolinha. Uma turminha mesmo, lá é onde nós crescemos. Hoje, nós atendemos desde crianças até adultos, nos níveis iniciantes, intermediários e avançados. Nós temos a escolinha de formação, mas também temos a formação para equipes de competição”, diz Márcia.

Foto: divulgação

Locais das aulas de vôlei

As aulas de vôlei ocorrem em sete polos diferentes na cidade: no Esporte Clube Magnólia, no Bingen; no Palmeira Futebol, no Itamarati; no Cisep, no Centro; na Paróquia Santa Clara, na Rua Coronel Veiga; na Comac, no Centro, na Instituição C3, localizada no Valparaíso e na Arena Petrô. A equipe é composta por dez professores e dois estagiários, que também dão apoio aos alunos do projeto.

Foto: divulgação

“Oferecemos as aulas de fevereiro a dezembro direto. Em janeiro fazemos a capacitação e planejamento dos trabalhos. São cerca de 300 alunos, sendo que oferecemos vôlei com gratuidade para cerca de 120 alunos matriculados na rede pública de Petrópolis. Essas aulas ocorrem na COMAC, às segundas-feiras, a partir das 17h, e na Instituição C3, também às segundas-feiras, no contraturno escolar, ou seja quem estuda à tarde, faz as aulas pela manhã, das 9h30h às 11h. E quem estuda de manhã, realiza as aulas à tarde, das 14h às 16h”, explica Márcia.

Equipes de competições

O projeto “Vôlei Petrópolis para Todos” conta com equipe infantil feminina, que disputa a Liga A – da LIVERJ; equipe adulta feminina, que disputa campeonato até o final do ano pela Liga Petropolitana de Desportos; equipe adulta masculina, também compete pela Liga Petropolitana de Desportos; equipe sub 21 masculina – LIVERJ e vôlei de areia, onde disputa dupla e quarteto masculino, além de torneios na cidade do Rio de Janeiro.

Foto: divulgação

“Muito além do ensinamento de voleibol, a gente tem parcerias com o Banco de Sangue, onde os pais fazem doação regular de sangue. Participamos de eventos esportivos, também realizamos cursos, festivais de vôlei, tudo que possa integrar e divertir a todos. Usamos o vôlei como uma ferramenta para trabalhar valores éticos e morais, como saber ganhar e perder com disciplina, respeito à diversidade, que consideramos que são valores importantes para a formação de cada um dos nossos alunos. Além do que, o esporte é uma atividade coletiva na promoção da saúde física e mental de todos”, finaliza Márcia.

Mais informações

Para mais informações de como participar do projeto “Vôlei Petrópolis para Todos” é só entrar em contato pelo Instaram projetovoleipetropolis ou pelo Whatsapp (24) 98152-8601. 

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir