Connect with us

Sesc Quitandinha inaugura exposição ‘Dos Brasis’, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Agenda

Sesc Quitandinha inaugura exposição ‘Dos Brasis’, maior mostra dedicada à produção negra nacional

A mostra reúne obras de 240 artistas negros do país

De 3 de maio a 27 de outubro, o Sesc Quitandinha, em Petrópolis, recebe a mostra Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, a mais abrangente exposição dedicada exclusivamente à produção de artistas negros.  A mostra conta com sete núcleos temáticos, reunindo aproximadamente 240 artistas negros, de todos os estados do Brasil, sob curadoria de Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos. 

Foto: divulgação

Realização

Realizada por meio de um trabalho em conjunto de analistas de cultura da Instituição de todo o país, a exposição traz obras em diversas linguagens artísticas como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidas desde o fim do século 18 até o século 21. 

Foto: divulgação

 “O projeto Dos Brasis lançou um olhar aprofundado sobre a produção artística afro-brasileira e sua presença na construção da história da arte no Brasil. Um trabalho que contou com analistas de cultura em todo o país, em um grande alinhamento nacional. A exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro é a culminância desse processo e oferece ao público não só a oportunidade de conhecer a obra de artistas e intelectuais negros, com também de refletir sobre sua participação nos diversos contextos sociais”, explica o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo. 

Foto: divulgação

Programação

 A mostra vai ainda oferecer ao público uma programação paralela com ações em mediação cultural e atividades educativas, além de um programa público composto de debates e palestras com convidados.

Exposição em sete núcleos

A proposta curatorial rompe com divisões como cronologia, estilo ou linguagem. Para esta exposição de arte preta, não caberá a junção formal, estilística ou estética. Dessa maneira, os espaços expositivos do CCSQ contarão com sete núcleos – Romper, Branco Tema, Negro Vida, Amefricanas, Organização Já, Legitima Defesa e Baobá – que têm como referência pensamentos de importantes intelectuais negros da história do Brasil como Beatriz Nascimento, Emanoel Araújo, Guerreiro Ramos, Lélia Gonzales e Luiz Gama.

Foto: divulgação

 “As premissas de narração cronológica, estilística ou quaisquer outros agrupamentos formais das histórias canônicas eurocentradas também não são opção. Em seu lugar, trabalhamos com a ideia de constelações: encontros, aproximações e distanciamentos entre diferentes proposições, que expõem suas particularidades e suas conexões. Sob o rótulo “arte preta” não caberá qualquer mecanismo de junção formal, estilística ou estética”, explicam os curadores.

Pra anotar aí:

Exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro

Quando: de 3 de maio e 27 de outubro

Onde: Sesc Quitandinha – Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha

Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir