Bauernfest acontece em junho em Petrópolis; evento vai ter programação nos distritos e tradicionais concursos
Empresa responsável pela programação da 35ª Festa do Colono Alemão foi definida. Ao todo, Bauernfest deverá ter mais de 250 atrações, no Centro Histórico e nos distritos
Um dos maiores eventos do calendário cultural e turístico de Petrópolis, a Bauernfest, chega à sua 35ª edição em 2024. A Festa do Colono Alemão está prevista para acontecer entre os dias 21 de junho a 7 de julho e já tem a empresa responsável pela programação definida, os lugares onde a festa acontece e o escopo das atrações.
Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @renaanpiva
Empresa contratada
Na última terça-feira (23), a RP12 Serviços de Informação, Eventos e Tecnologia LTDA foi a selecionada no edital de contratação, que havia sido publicado no dia 18 de dezembro de 2023. A empresa aguarda agora a homologação do prefeito para assinar o contrato. Apenas a RP12 participou do certame, que ofertou R$ 25 mil.
A escolhida ficará responsável por contratar as atrações artísticas definidas por curadoria do Instituto Municipal de Cultura (IMC) e demais serviços sob sua responsabilidade, zelando pela preservação da cultura germânica e dando preferência a mão-de-obra de Petrópolis.
Dentre as justificativas informadas para a realização do evento estão a importância histórica de homenagear as famílias germânicas que colonizaram Petrópolis, o crescimento econômico do município, a geração de empregos, a divulgação da cidade nacionalmente e o impulsionamento da cadeia produtiva cultural.
Foto: Serra Drone
Programação nos distritos
De acordo com o Termo de Referência, a programação cultural será estipulada pelo Instituto Municipal de Cultura (IMC) e será realizada em diversos espaços da cidade, inclusive nos distritos.
São eles: Palácio de Cristal; Praça da Liberdade; Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro; Museu Casa do Colono, na Castelânea; Centro Cultural Wilma Borsato, em Cascatinha; Centro Cultural Estação Nogueira, em Nogueira; Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa, em Pedro do Rio; e Praça CEU, na Posse.
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
Escopo da programação
O escopo da programação aponta o mínimo de atrações que a empresa contratada deverá providenciar em cada um dos espaços participantes.
No Palácio de Cristal, o Palco Engelbert Seiler (interno), deverá ter um mínimo de 73 atrações, além dos tradicionais concursos de chopp a metro, chapéu mais enfeitado e lanterna mais enfeitada. Já no Palco Koblenz (externo), deverão ser 93 apresentações dos grupos folclóricos de dança germânica de Petrópolis.
Foto: Divulgação
No Centro Histórico, estão previstos dois desfiles acompanhados por bandas de fanfarra e o desfile de lanternas. No Palco Köeler, montado na Praça da Liberdade, o mínimo é de 61 atrações. O Centro de Cultura Raul de Leoni deverá ter seis atrações.
Já nos distritos, são 34 atrações, sendo que Nogueira, Pedro do Rio, Posse e Cascatinha receberão 6 cada, e o Museu Casa do Colono, na Castelânea, 10.
Foto: Divulgação
Valor estimado
O documento aponta ainda que o valor estimado para a execução do escopo da programação será de R$ 800 mil, considerando consultas realizadas previamente com artistas e grupos, além do número de atrações descritas, que somam mais de 250.