Alunos de Moda da Estácio produzem máscaras e turbantes para pacientes com câncer do CTO
Nesta terça-feira (27) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, a segunda doença que mais mata no Brasil de acordo com o Ministério da Saúde. Em meio a dados tão alarmantes e aos fortes tratamentos dessa doença, uma notícia boa. Uma pequena ação que para alguns pode não ter muito significado, mas para outros significa carinho e empatia.
Foi pensando nisso que doze alunos do 2º período de Design e Moda da faculdade Estácio de Sá aproveitaram o projeto de extensão social do curso para confeccionar máscaras e turbantes para pacientes em tratamento do câncer, do Centro de Terapia Oncológica de Petrópolis (CTO).
Fotos Divulgação
Os alunos fizeram as pesquisas de tendência online e perceberam que máscaras para baixa imunidade e turbantes personalizados são peças em alta e capazes de levantar a autoestima das pessoas nesse momento delicado da vida.
Apesar do auxílio da professora Lúcia Rebello, responsável por essa disciplina, a coordenadora do curso de Design e Moda da Estácio Marcia Borges conta que todo o processo de produção ficou nas mãos dos alunos. “Longe da ideia de que moda é consumismo, os alunos doaram seu tempo e suas habilidades de design para atingir um grande objetivo. Parte do material utilizado foi doado por eles mesmos e a outra parte foi doação de tecidos da JP TÊXTIL”.
As máscaras e turbantes foram entregues na Semana de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, onde o CTO participou falando sobre a Campanha Novembro Azul / Foto Divulgação.
Todo semestre há atividades de extensão na Estácio e nesse, especificamente, o tema foi extensões sociais, que ocorreu com a interação dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Design e Moda.