Conheça a nadadora petropolitana que já conquistou mais de 200 medalhas
Neste Dia da Natação, atleta de 19 anos celebra classificação para o Mundial e as mais de 200 conquistas que a transformaram em inspiração dentro e fora das piscinas
Neste Dia da Natação, comemorado em 8 de abril, Petrópolis tem um motivo especial para se orgulhar. A nadadora petropolitana Bela Faria, de 19 anos, já coleciona mais de 200 medalhas conquistadas em campeonatos ao redor do país, número que viralizou nas redes sociais após a atleta compartilhar seu mural de conquistas, um painel que virou símbolo da sua trajetória, disciplina e paixão pelo esporte.

Fotos: Arquivo Pessoal
Determinada, talentosa e cada vez mais influente, Bela se tornou uma das promessas da natação nacional, especialmente nas provas de águas abertas. E, enquanto inspira milhares de pessoas na internet, se prepara para tentar uma vaga no Mundial.
Uma trajetória contada em mais de 200 medalhas
Apaixonada por provas de águas abertas, Bela já participou de competições importantes em vários estados do país. Mas, para ela, os pódios mais marcantes não foram necessariamente os dourados.
“Os pódios que mais me emocionaram foram aqueles em que eu senti que estava vencendo meus próprios limites e indo muito além do que um dia eu imaginei. Cada prova tem uma história por trás: treinos estratégicos, desafios físicos, emocionais e até estruturais…”, conta.
A atleta explica que, no mar, cada conquista tem um peso ainda maior. “Especialmente nas competições em águas abertas, cada medalha representa resistência, estratégia e coragem adiante do completo desconhecido, que é o mar. São conquistas que vão muito além do esporte, porque carregam histórias de persistência e barreiras silenciosas”.

Fotos: Arquivo Pessoal
O mural que virou fenômeno nas redes
O vídeo em que Bela mostrou sua coleção de medalhas ultrapassou milhões de visualizações, e não à toa. O mural colorido ocupa uma parede inteira e funciona como um lembrete diário da sua evolução.
“Hoje minha coleção soma 208 medalhas, e cada uma representa uma etapa da minha história. O mural surgiu como um símbolo visual dos meus sonhos. Cada medalha que eu colocava era um passo concreto rumo ao meu grande objetivo: inspirar pessoas. Hoje, ele não é só uma parede com medalhas é um registro físico da minha trajetória e um lembrete diário de que sonhos são construídos com consistência”, pontua.
Segundo Bela, montar o mural foi um processo lento, intencional e cheio de significado. “Era tudo guardado em caixas. Transformar aquilo em algo visível foi transformar a minha trajetória em algo palpável”.
Confira:
Das piscinas para as redes: a missão de inspirar
Além de atleta, Bela também se destaca como criadora de conteúdo, e hoje acumula mais de 25 milhões de visualizações mensais. “Comecei a compartilhar minha rotina, treinos, desafios e aprendizados. Aos poucos percebi que aquilo estava inspirando outras pessoas. A internet se tornou uma extensão da minha missão”.
Ela conta que quer alcançar especialmente jovens e mulheres que buscam referências positivas. “Não é só sobre mostrar medalhas, é sobre mostrar o processo. A disciplina. A mentalidade necessária para alcançar objetivos”.
Bela também usa sua plataforma para falar sobre saúde e inclusão. “Quero impactar pessoas que não acreditam no seu potencial, crianças com sobrepeso e até quem tem alguma deficiência, seja oculta, como a minha, ou não”, afirma a atleta, diagnosticada com deficiência auditiva.

Fotos: Arquivo Pessoal
Mais que um esporte
Bela pratica natação desde os quatro anos de idade e iniciou no esporte porque, além do sobrepeso infantil, também sofria com crises de bronquite e os médicos apontavam a natação como uma possível solução.
“E de fato, minhas crises de bronquite cessaram e também venci o sobrepeso. Comecei a me profissionalizar em 2018, após me destacar por anos em campeonatos serranos e competições locais. Além da natação, sou estudante de nutrição da Unifase, pois depois de sofrer com transtornos alimentares, acabei me encantando com a área e espero um dia ter a oportunidade de salvar outras pessoas da mesma forma que a nutrição me salvou”, declara.

Fotos: Arquivo Pessoal
Rumo ao Mundial
No último fim de semana, Bela viajou para Salvador e conquistou uma vaga para a final mundial do Oceanman 2026, que acontece em novembro na República Dominicana, na região de Miches.
O evento marca o encerramento do circuito mundial de natação em águas abertas neste ano, reunindo os classificados das etapas ao redor do mundo.
“Tenho 8 meses para me preparar para o mundial, e junto com a minha rede de apoio e meu staff, estamos nos organizando para que seja feita a preparação mais estratégica da minha carreira em busca de ter a melhor performance possível e chegar nesse mundial 100% preparada para enfrentar o mar”, compartilha.

Fotos: Arquivo Pessoal
Responsabilidade, gratidão e sonhos gigantes
Com apenas 19 anos e uma trajetória que já inspira crianças, adolescentes e outros atletas, Bela mantém os pés no chão e o olhar no futuro. “Eu me sinto muito grata por tudo que conquistei, mas tenho consciência de que isso é só o começo”.
O principal combustível para ela é saber que sua história pode transformar outras vidas. “Ser jovem e já ter vivido tantas experiências me traz um senso enorme de responsabilidade. Quero continuar evoluindo e representar o Brasil internacionalmente”, compartilha.
Mais do que medalhas, Bela quer legado. “Quero que minha trajetória vá além das medalhas. Quero que ela deixe um legado, mostrando que com disciplina, coragem e persistência, é possível transformar sonhos em realidade”, finaliza.
Veja também:
