Defensoria e Prefeitura de Petrópolis promovem casamento comunitário no Palácio de Cristal neste sábado
Cerimônia reúne casais em iniciativa que amplia acesso à Justiça e fortalece inclusão social em Petrópolis
Em um dos cenários mais emblemáticos de Petrópolis, o Palácio de Cristal será transformado, no dia 7 de fevereiro de 2026, em espaço de celebração do afeto, da diversidade e do acesso a direitos.

Foto: arquivo
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura de Petrópolis promoveram um Casamento Comunitário que reunirá 30 casais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo três casais quilombolas e quatro casais LGBTQIA+, todos assistidos pela instituição. A cerimônia será realizada das 9h às 12h.
A iniciativa tem um alcance social expressivo ao assegurar que pessoas historicamente privadas desse direito possam se casar gratuitamente, com acesso à certidão e ao pleno reconhecimento legal.
A proposta também cumpre um papel educativo, ao ampliar a consciência sobre direitos civis. Patrimônio histórico e espaço tradicional de celebrações comunitárias, o Palácio de Cristal integra a identidade cultural de Petrópolis, cidade reconhecida por lei estadual como a Capital Estadual do Casamento.
Como funcionará?
A cerimônia será presidida pela Juíza de Paz Louise Duarte Dornellas da Silva, com participação dos cartórios do 3º Ofício de Petrópolis e do 1º Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais, responsáveis pelos atos de habilitação, proclamas, casamento e registro.
Toda a organização logística, bem como a solicitação de gratuidade e isenção de emolumentos, é conduzida pela Defensoria Pública. O Município de Petrópolis apoia institucionalmente a iniciativa.
O evento está sendo estruturado por meio de parcerias e apoios voluntários, sem qualquer custo para a Administração Pública. Uma cerimonialista especializada em grandes casamentos no município atua de forma gratuita na organização da cerimônia, e músicos da Escola de Música de Petrópolis farão a execução musical.
A expectativa da Defensoria Pública é que a cerimônia traduza a missão institucional de garantir dignidade, igualdade e pertencimento, promovendo cidadania e acesso à Justiça.
Pra anotar aí:
DPRJ promove casamento no Palácio de Cristal
Quando: 7 de fevereiro de 2026 (sábado), das 9h às 12h
Onde: Palácio de Cristal – R. Alfredo Pachá, s/n – Centro, Petrópolis – RJ
Veja também:
