Connect with us

Petrópolis terá verão mais quente e com chuvas dentro da média

Cidade

Petrópolis terá verão mais quente e com chuvas dentro da média

Previsão indica aumento de até 1,5°C na temperatura média da cidade

O verão tem início às 12h03 deste domingo, 21 de dezembro, e vai até o dia 20 de março, em todo o Hemisfério Sul. Em Petrópolis, as altas temperaturas e as chuvas típicas da estação já começaram a ser sentidas nas últimas semanas. E de acordo com a meteorologista Andrea Ramos, a expectativa é de que os próximos meses continuem desta forma, com um calor ainda mais intenso.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Tendência é de anos mais quentes

Segundo estudos da Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 e 2024 foram, sucessivamente, os anos mais quentes já registrados. E a última atualização publicada pela entidade, no início de novembro, aponta que 2025 deve estar neste pódio.

E se depender deste verão, 2026 também pode entrar para a lista. Isso porque o mapa de climatologia, produzido pelo CPTEC, INMET e FUNCEME, indica temperaturas mais altas do que as médias anteriores.

Foto: Reprodução

Temperaturas vão aumentar em Petrópolis

Em Petrópolis, por exemplo, elas devem ficar cerca de 1°C a 1,5°C acima do que as sentidas nos últimos anos. A previsão é de que os termômetros registrem, em média, de 22,5°C a 27,5°C na cidade.

“Os anos anteriores estavam sob o efeito do El Niño, que tem a tendência de aumentar as temperaturas na região Sudeste. Já neste verão, temos o fenômeno da La Niña que tem como característica amenizar o calor no Sudeste. Mas, por ela estar em fraca intensidade e curta duração, vai prevalecer bastante as características da estação, que é o calor e as chuvas. Por isso a previsão de altas temperaturas, sobretudo em fevereiro, quando estes fenômenos devem se neutralizar”, aponta a especialista.

Foto: Reprodução

Precipitação será dentro da média

Em contrapartida, em Petrópolis, as precipitações devem ficar dentro da média. A previsão indica um acumulado pluviométrico de 650mm para o trimestre de dezembro, janeiro e fevereiro.

“Mas é nessa estação que acontece com mais frequência as pancadas de chuva com trovoadas e descargas, podendo ter até registros de granizo. Então é importante ficar atento à previsão”, finaliza Andrea.

Foto: Reprodução

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir