Petropolitana vence Miss Algarve e garante vaga no Miss Portugal
Em busca de oportunidades, Milena deixou o Brasil e seguiu para a Irlanda, onde conciliou trabalhos na limpeza de hotéis com o aprendizado do inglês
A petropolitana Milena Cassani, de 27 anos, acaba de conquistar o título de Miss Algarve 2025, em Portugal, e agora se prepara para disputar a etapa nacional do Miss Portugal. Criada em Itaipava, Milena carrega Petrópolis na trajetória que a levou da serra fluminense ao sul português — passando por diferentes países e muitos desafios até alcançar a faixa que hoje representa.

Foto: arquivo pessoal
Vida em Petrópolis
Milena cresceu em Itaipava, estudou em escolas públicas como a Monsenhor João de Deus Rodrigues e o Colégio José Bonifácio, e depois no Liceu de Itaipava. Foi na cidade que descobriu o gosto pela fotografia e pelos bastidores do mundo da moda.
“Pagava meu próprio curso de modelo porque minha família não tinha condições”, relembra. Mesmo sem aprovação nos primeiros desfiles, insistiu e participou de gravações da novela Sol Nascente, no Rio, experiência que impulsionou seus primeiros passos.
Mudança para a Europa
Em busca de oportunidades, Milena deixou o Brasil e seguiu para a Irlanda, onde conciliou trabalhos na limpeza de hotéis com o aprendizado do inglês. Depois, foi au pair (programa de intercâmbio cultural e trabalho remunerado onde jovens moram com uma família estrangeira) e, com o tempo, conquistou uma vaga no Facebook como assistente de atendimento ao cliente. Ela ainda viveu na Bélgica e na República Tcheca antes de se estabelecer em Portugal, há cinco anos — período em que reencontrou equilíbrio pessoal e profissional.

Foto: arquivo pessoal
Miss Algarve
Milena conquistou, no início de dezembro o título de Miss Algarve 2025, em São Bartolomeu de Messines. A etapa definiu as representantes do distrito de Faro para as finais nacionais do Miss & Mrs Portugal 2026 e Miss Teen Portugal 2026. O título representou reconhecimento e confiança, mas também maior responsabilidade: agora ela se prepara intensamente para a disputa nacional do Miss Portugal.
“Quase desisti durante o processo. Quando ouvi meu nome, fiquei emocionada”, conta.
A preparação é feita com o apoio da CNB (Concurso Nacional de Beleza), com cursos, vídeos e treinamentos voltados para passarela, postura, comunicação e avaliação técnica. O maior desafio, segundo ela, é conciliar a rotina de trabalho com as exigências da competição.
Miss Portugal
Na etapa nacional, Milena quer apostar na autenticidade. Mostrar que sonhos grandes podem se tornar realidade com dedicação.
“Quero inspirar outras mulheres a acreditarem em si mesmas e defender que sua história de superação e coragem é seu maior diferencial”.
Além disso, Milena leva ao Miss Portugal a conscientização sobre a endometriose — doença que enfrenta pessoalmente. O diagnóstico, segundo ela, foi um momento difícil pela falta de informação e apoio.
“Mais de 15% das mulheres convivem com a doença. Quero usar essa visibilidade para levar informação e apoio a quem passa por isso”, afirma.
Orgulho entre amigos e familiares no Brasil
A repercussão em Petrópolis tem sido intensa. Amigos e familiares enviam mensagens de carinho, orgulho e incentivo. Milena conta que muitas pessoas ainda não acreditam que ela chegou até lá. A Miss encoraja outras jovens a persistirem.
“Não tenham medo de sair da zona de conforto. Enfrentei empregos difíceis em outro país para crescer. De dez tentativas, várias não dão certo, mas basta uma para mudar tudo. Se eu vencer o Miss Portugal quero ampliar a atuação em defesa da conscientização sobre a endometriose e continuar representando Portugal — sempre levando minhas origens que moldaram minha trajetória em Petrópolis”, finaliza.

Foto: arquivo pessoal
Veja também:
