Festa Afro Ubuntu, que celebra a cultura afro-brasileira, começa nesta quarta em Petrópolis
Comemorações acontecem nas praças da Liberdade e Inconfidência, e no Centro de Cultura
Nesta quarta-feira (19), começa a Festa Afro Ubuntu 2025, que celebra a cultura afro-brasileira e promove iniciativas de destaque na promoção da igualdade racial em Petrópolis. Com entrada gratuita, o evento acontece na Praça da Liberdade, no Centro Histórico, com abertura às 19h e a realização do Baile Chacal às 19h30.

Foto: Divulgação
A programação continua no dia 20 de novembro (Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra) nas praças da Inconfidência e da Liberdade, com atividades culturais e celebrações da cultura afro-brasileira.
“Além de homenagear personalidades negras, a festa celebra a riqueza da nossa cultura afro-brasileira, conectando a tradição e a contemporaneidade nas expressões artísticas da cidade”, ressaltou o presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Adenilson Honorato.
Foto: Divulgação
Programação
Das 9h30 às 20h acontece a Caminhada do Povo de Santo, roda de capoeira, homenagem a Zumbi, toque de atabaques, jonga, rodas de samba, contações de histórias, jongo, maculelê e Baile Charme.
Entre os nomes confirmados está Ito Melodia, intérprete de samba-enredo, vencedor de cinco Estandartes de Ouro de melhor intérprete, considerado o “Óscar do carnaval carioca”, entre outros prêmios como o Tamborim de Ouro e Estrela do Carnaval. Confira:
19 de novembro – quarta-feira
19h – Abertura
19h30 – Show Chacal do Sax
20 de novembro – quinta-feira (Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra)
9h30 – Concentração na Praça da Inconfidência para a Caminhada do Povo de Santo
10h – Saída da caminhada em direção à Praça da Liberdade
11h – Roda de Capoeira
11h30 – Homenagem no Monumento a Zumbi
12h – Toque de atabaques
13h – Roda de Samba – Santy convida Renato da Rocinha
13h30 – Contação de História – Cores da Dança, com Felipe Laureano
14h – Jongo
14h30 – Maculelê
15h – Samba de Roda
15h30 – Slam Mojuba
16h – Roda Cultural do Centro de Cultura
16h30 – Contação de História Infantil – A Boneca Abayomi
17h – Roda de Samba com Ito Melodia
18h30 – Baile Charme

Foto: Serra Drone
Exposição
Durante este mês, o Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro, recebe a exposição Èsù o Início por Crist Fernandes. A mostra é gratuita. E no dia 22 de novembro, tem o Festival da Cultura Negra, também no Centro de Cultura, promovido pela Central Única das Favelas (Cufa).
“O Ubuntu representa a humanidade, a solidariedade e a capacidade de reconhecer o outro. Celebrar a cultura afro-brasileira e a luta antirracista e a construção de uma sociedade mais justa”, disse o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Mestre Ivo.
Veja também:

