Petropolitano de coração é o campeão do MasterChef Confeitaria 2025
Léo Salles levou para casa o prêmio de R$ 150 mil e consultoria especializada do IFood
Nesta terça-feira (11) foi ao ar o último episódio da 2ª temporada do MasterChef Confeitaria, que consagrou o petropolitano de coração, Léo Salles, como o vencedor da edição. O confeiteiro conquistou o prêmio de R$ 150 mil e uma consultoria especializada do IFood.

Foto: Melissa Haidar/Band
O petropolitano disputou a final contra o participante Ramiro Bertassin, que foi o vice-campeão. Durante sua trajetória no programa, o petropolitano alcançou cinco pins de destaque positivo e foi abraçado pelo público, sendo um dos participantes mais seguidos da temporada, com mais de 150 mil seguidores no Instagram @leosallescf.

Foto: Melissa Haidar/Band
Trajetória até o troféu
Neste episódio, os finalistas precisaram entregar três sobremesas, uma fermentada ou com massa folhada, outra dentro de uma cúpula transparente e a última, com chocolate e que tivesse movimento. Durante as gravações, foram 7 horas de trabalho.

Foto: Reprodução Instagram @leosallescf
Viennoiserie
Para a primeira etapa, Léo preparou um brioche ao rum com sorbet de especiarias, arroz doce e raspas de laranja. A ideia era de que a sobremesa sintetizasse o caos, mas transmitisse a harmonia e os sabores que existem dentro dele, algo que simboliza a história do confeiteiro.
Os chefs elogiaram a criatividade, sobretudo dos convites individuais e comestíveis, escritos à mão por Léo nos pratos. A escolha dos ingredientes da baba ao rum foi feita em homenagem à Erick Jacquin.

Foto: Reprodução YouTube MasterChef Brasil
Cúpula transparente
Na segunda prova, a ideia foi um prato que quebrasse barreiras, com um domo que precisa ser partido para chegar até a sobremesa. A iguaria foi inspirada em sua própria trajetória enquanto homem LGBT na cozinha e a de Helena Rizzo, enquanto mulher.
O petropolitano fez um tartar de vieiras com sorbet de pera, crocante de gengibre e bolo de gergelim, que chamou a atenção dos chefs, em especial pela ousadia de fazer uma sobremesa com vieiras.

Foto: Reprodução YouTube MasterChef Brasil
Chocolate em movimento
Na última prova, a ideia foi servir seu próprio coração para os jurados, em formato de chocolate. O doce consistia em um entremet de cumaru, cupuaçu e biscuit de nozes e cacau.
A sobremesa usou ingredientes bem brasileiros, em homenagem ao jurado Diego Lozano e foi comparado à uma das principais sobremesas do chef, sendo elogiada pela leveza e suavidade.

Foto: Reprodução YouTube MasterChef Brasil
A vitória
Em seu discurso, Léo se mostrou orgulhoso pela sua trajetória e feliz por ter honrado sua família, ter feito tantos amigos entre os participantes e ter agradado o paladar dos jurados.

Foto: Melissa Haidar/Band
A final pode ser assistida no canal do YouTube do MasterChef Brasil, clicando aqui.
Veja também:
