Petrópolis Gourmet une cinema e gastronomia neste mês de outubro
Primeira etapa do Desafio dos Chefs acontece na próxima terça (7), no Senac Petrópolis
Luz, câmera e… sabor! O Petrópolis Gourmet 2025, festival que combina gastronomia e sétima arte, começa no dia 17 de outubro e segue até 2 de novembro, transformando a cidade em palco de experiências culinárias únicas. Mas, a partida acontece antes, na próxima terça-feira (7), com a primeira etapa do disputadíssimo Desafio dos Chefs.
A competição coloca talentos da cidade frente a frente em uma prova de criatividade e técnica, reunindo profissionais e curiosos em torno de pratos inspirados em filmes gravados em Petrópolis, em duas etapas.
A primeira seleção será realizada dia 07, no SENAC, no Centro, de 9h às 11h e das 14h às 16h, e a final está marcada para 18 de outubro, no Estação Locanda, em Itaipava, espaço que se transforma em palco do encontro entre chefs renomados e público, com degustações, oficinas e momentos de interação.
Jurados
O Desafio dos Chefs deste ano contará com um time de jurados que une técnica, criatividade e alma brasileira. Douglas Franco, do Bonaccia (Casa Marambaia), imprime elegância e respeito ao terroir da Serra Fluminense, com pratos que unem frescor, sazonalidade e sofisticação.
Daniel Lameirão, do Boteco Só Simpatia, valoriza a culinária de raiz e a memória afetiva dos sabores; Gabriel Frazão, petropolitano e ex-MasterChef, transforma cada prato em uma experiência de afeto e conexão.
A acirrada disputa reúne nomes de peso da cena gastronômica petropolitana e serrana. Estão no desafio Antônio Junior Barcelos Machado, do Divino & Cucina; Felipe Moisés Marleme Silva, do Locanda Centro Histórico; Frederico Henrique Justen Baptista, do Restaurante Nas Nuvens; João Fialho, da Adega do Mineiro; Laerte de Oliveira Dias, da Adega Santarém; Lea Lischr Fiuza, do Locanda Bela Vista; Paulo Roberto Azevedo Tavares, do Katsura; e Renata F. Monteiro Quaresma, do Anexo Gourmet.
Foto: Divulgação
Sobre o evento
Organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), o evento, um dos cinco mais expressivos do país, de acordo com o Ministério do Turismo, chega à sua 25ª edição com atrações que prometem aproximar ainda mais o público da culinária local sob o tema “Gastronomia em Cena”.
“O Petrópolis Gourmet é uma vitrine da nossa culinária e do turismo gastronômico. Cada ação do festival aproxima o público da cidade, valoriza nossos chefs e projeta nossa gastronomia para além das fronteiras”, afirma Fabiano Barros, presidente do PCVB.
Para Múcio Maffacioli, diretor de Gastronomia do PCVB, o Desafio dos Chefs e demais atrações interativas reforçam a tradição do festival: “São momentos aguardados e concorridos, que envolvem tanto o público quanto os profissionais que fazem da gastronomia de Petrópolis um patrimônio cultural”.
Foto: divulgação Petrópolis Gourmet
Festival terá final de semana especial
Entre 17 e 19 de outubro, o Estação Locanda, em Itaipava, será o coração do festival, com curadoria da Deguste, tradicional festival cervejeiro da cidade, que potencializa a experiência com degustações e interações culturais. Paralelamente, até 2 de novembro, restaurantes, bares e cafeterias – são 29 participantes – oferecem pratos exclusivos inspirados na sétima arte, garantindo que o festival se estenda por toda a cidade.
Este ano, o tema escolhido para o festival é Gastronomia em Cena, uma referência à extensa lista de filmes que tiveram a cidade como cenário. Mais de 30 produções foram gravadas em Petrópolis. Entre as obras que inspiram os chefs estão filmes como “Flores Raras” e “Chacrinha: O Velho Guerreiro”, que capturam a atmosfera única da cidade.
Foto: Divulgação
“Cada cena filmada aqui funciona como uma vitrine natural, projetando Petrópolis para o país. Quem vê na tela, deseja vivenciar de perto. É assim que espectadores se transformam em turistas”, observa Tatiana D’Ângelo, da Film Commission, curadora da relação entre cinema e gastronomia que guia a escolha dos pratos nesta edição.
“Com criatividade, sabor e cinema, o Petrópolis Gourmet 2025 promete abrir um novo capítulo da história gastronômica da cidade, fazendo de cada prato uma experiência que vai muito além do paladar”, aponta Múcio Maffaciolli.
Veja também:
