Projeto Social oferece aulas gratuitas de skate na Praça de Nogueira, em Petrópolis
Aulas ocorrem todas as terças-feiras, das 18h às 20h, para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Veja como participar
Criado a partir de uma experiência pessoal, o Projeto Social Skate Serra nasceu em agosto de 2024 com o objetivo de democratizar o acesso ao esporte e transformá-lo em um instrumento de inclusão social. Idealizado por Maria Luiza Nogueira Borges, o projeto oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, todas as terças-feiras, das 18h às 20h, na Praça de Nogueira, em Petrópolis.
Foto: divulgação
Aulas na Praça: resistência e ocupação
Sem contar com uma pista de skate acessível na cidade, o grupo ocupa a Praça de Nogueira como espaço de prática e convivência. A escolha também é um ato de resistência diante da falta de estrutura adequada.
“Ando de skate há 13 anos e ele mudou a minha vida. Sempre sonhei em levar essa vivência para crianças e adolescentes, principalmente em lugares onde o acesso ao skate é mais difícil. Assim nasceu o projeto, como um sonho de transformar vidas através do esporte. Nosso objetivo é justamente levar o skate para espaços onde o acesso ao esporte é limitado. Mesmo com as dificuldades, como os buracos no chão que atrapalham não só o skate, mas outros esportes, a gente ocupa a praça para mostrar que esses espaços precisam ser mais acessíveis”, explica Maria.
Foto: divulgação
Mais que manobras: cultura e transformação social
O projeto vai além da prática esportiva. Nas aulas, os alunos desenvolvem habilidades como persistência, paciência, disciplina e socialização.
“O skate não é só uma manobra. As crianças aprendem a cair, levantar, aprender com os erros. Também criamos um ambiente de comunidade, em que todos se apoiam e convivem com diferentes idades, realidades e habilidades. O impacto vai muito além do esporte, refletindo na vida delas dentro e fora do projeto”, ressalta Maria Luiza.
Foto: divulgação
Inclusão sem apoio institucional
Atualmente, o Projeto Social Skate Serra não recebe nenhum tipo de apoio da prefeitura ou de instituições. A iniciativa se mantém graças à ajuda de pais, amigos e da cena local do skate.
“Tudo acontece pelo apoio da comunidade. Muitas vezes eu mesma acabo fazendo sozinha, e é bem desafiador manter um projeto social praticamente sem recursos. Gostaríamos de realizar muito mais, mas enfrentamos limitações grandes”, afirma.
Foto: divulgação
A realidade do skate em Petrópolis
Para Maria Luiza, a situação do skate no município ainda é de abandono.
“Infelizmente, não vemos nenhuma ação concreta voltada para o skate em Petrópolis. As pistas estão abandonadas, sem reformas, não temos espaços inclusivos, e toda a movimentação acontece de forma independente, feita por quem acredita. O poder público precisa reconhecer a potência do skate como esporte, cultura e inclusão, e criar políticas públicas que incentivem e apoiem de fato o skate”, defende.
Como participar do Projeto Social Skate Serra
As aulas do Projeto Social Skate Serra são gratuitas e abertas a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. As inscrições podem ser feitas presencialmente durante os encontros ou pelo Instagram @skateserra ou WhatsApp (24) 98811-1362.
Foto: divulgação
Veja também:
