Festival Energia para Ler acontece nesta semana em Petrópolis
Com entrada gratuita, evento literário acontece na Praça Visconde de Mauá entre os dias 26 e 28 de agosto
Começa nesta terça-feira (26), o Festival Literário Energia para Ler em Petrópolis. Com entrada gratuita, o evento segue até esta quinta-feira (28), na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), no Centro. A iniciativa integra a programação cultural do município e contará com atividades direcionadas especialmente à comunidade escolar.
Foto: Divulgação
O projeto, que percorre diversas cidades do interior do Rio de Janeiro, chega a Petrópolis com ações que envolvem literatura, música, teatro, artes visuais e atividades pedagógicas. Alunos e professores da rede municipal terão espaço de destaque na programação, tanto como público quanto como protagonistas em atividades artísticas e educativas.
Programação
A programação do festival em Petrópolis será aberta na próxima terça-feira (26/08), às 8h, com atividades voltadas para o público infantil. Entre os destaques, estão apresentações musicais, simpósios sobre educação e cultura, além da presença de escritores locais.
Na quarta-feira (27/08), o Café Literário reunirá professores, escritores e representantes de instituições culturais, com espaço também para produções de profissionais da educação municipal. O evento contará ainda com apresentações artísticas e atividades formativas.
Já na quinta-feira (28/08), último dia do festival, alunos da rede municipal terão reconhecimento com o resultado do Concurso Luzes da Cidade, que premiará trabalhos nas categorias desenho, poesia e audiovisual. Também estão previstas apresentações musicais e o concerto da Camerata de Charbel, composta por jovens petropolitanos.
Foto: Divulgação
Durante os três dias, cerca de 30 mil kits literários serão distribuídos gratuitamente a estudantes e professores das cidades participantes, incluindo os da Rede Municipal de Petrópolis.
O Festival Energia para Ler é realizado pela Motivos Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Enel. E tem apoio da Prefeitura de Petrópolis. A programação completa está no site, clicando aqui.
Veja também:
