Petrópolis pode ter espaço especializado no comércio de flores e eventos temáticos
Projeto de Lei para a criação do “Espaço das Flores” foi aprovado em segunda discussão e segue para a sanção do prefeito
Petrópolis é a terceira cidade do estado do Rio de Janeiro com a maior produção de flores de corte, com cerca de 170 hectares de área cultivada e 72 produtores ativos, segundo dados da Emater-Rio. E com o objetivo de fomentar o comércio destes produtos, a cidade pode ganhar um “Espaço das Flores”.
Fotos: Reprodução/Instagram @milamachadomiranda
Em janeiro deste ano, o até então vereador e atual Secretário de Planejamento de Petrópolis, Fred Procópio, criou um projeto de lei que institui um local dedicado ao fomento do comércio de flores e a realização de eventos temáticos na cidade. O texto foi aprovado pela Câmara Municipal de Petrópolis em primeira reunião no início do ano e, nesta semana, foi novamente aprovado em segunda discussão.
Agora, o projeto seguirá para o prefeito Hingo Hammes, que tem até 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo. Caso seja vetado, o texto volta para a Câmara, que pode aprovar ou derrubar o veto. Se derrubado, o legislativo poderá promulgar a lei, tornando-a oficial.
Fotos: Divulgação Paraíso das Flores
Como funcionará o espaço?
O Espaço das Flores pretende não apenas incentivar o comércio, mas também oferecer uma experiência cultural e turística por meio de eventos de curta duração como feiras temáticas, sempre garantindo o acesso livre à população e respeitando normas de utilização de espaços públicos.
O texto regulamenta a instalação de estruturas temporárias como quiosques, tendas e palcos, e prevê critérios para a realização de eventos no espaço, promovendo a inclusão e a sustentabilidade econômica. A proposta visa ainda impulsionar a economia local, valorizando a floricultura, uma atividade de destaque na região.
Veja também:
