Referência da cultura japonesa em Petrópolis, Bunka-Sai atrai 15 mil pessoas para o Palácio de Cristal
Evento reuniu shows, oficinas, danças tradicionais e concurso de Cosplay, atraindo jovens e adultos para um dos principais pontos turísticos de Petrópolis
O Bunka-Sai, festival que celebra a cultura japonesa em Petrópolis, atraiu 15 mil pessoas para o Palácio de Cristal entre os dias 14 e 17 de agosto. O público pôde conferir e participar de uma série de atividades, como shows, oficinas temáticas, concursos, bate-papo e exposições.
Foto: Bruno Rodrigues
Nesta 16ª edição, o festival, que já faz parte do calendário de eventos da cidade, se consolida como referência para jovens e adultos que curtem as tradições da cultura japonesa.
Programação diversificada
A programação também incluiu oficinas e aulas-show promovidas pelo Senac RJ, com destaque para a confeitaria tradicional japonesa, shiatsuterapia e filmagem com drones. Durante os quatro dias, o público pôde participar ainda de oficinas de mangá, ikebana, origami e língua japonesa, assistir a apresentações de taiko, danças típicas e artes marciais, além de visitar estandes de gastronomia e artesanato. Exposições temáticas completaram o circuito, com mostra de origami e de mangás.
Foto: Divulgação
Para a Associação Nikkei de Petrópolis, o Bunka-Sai 2025 superou todas as expectativas. “Nossa programação foi cuidadosamente voltada para a valorização e a difusão da cultura japonesa, atraindo um público diverso, especialmente famílias com crianças e avós, que participaram ativamente das oficinas e vivências culturais. Foi um verdadeiro mergulho nas tradições do Japão: cada atividade despertou a curiosidade, a alegria e o encantamento tanto de quem ensinava quanto de quem aprendia”, afirmou Kathia Yamamoto, vice-presidente da Associação Nikkei.
Para ela, essa troca tornou o festival ainda mais especial, celebrando a união entre gerações em torno da cultura. “Nos sentimos realizados por alcançar nosso maior objetivo: promover um festival cultural inclusivo, em que toda a família participa, interage e leva consigo um pedacinho da cultura japonesa no coração”, acrescenta.
Sucesso de público
Um dos organizadores do Bunka-Sai, Rodrigo Paiva, conta que todas as atividades tiveram inscrições esgotadas, demonstrando, de fato, o engajamento do público e a força do evento para a cidade.
“O festival se consolidou como um espaço que aproxima o público do universo japonês, oferecendo oportunidades de aprender tanto sobre a tradição quanto sobre a cultura pop, incluindo animes, mangás e cosplay”.
Foto: Divulgação
Concurso de Cosplay
Entre os destaques do evento esteve o concurso Cosplay que aconteceu no sábado, dia 16. A vencedora foi a costureira artesã, Isis Platz, de 39 anos, que ganhou um fim de semana em Búzios. Ela confeccionou manualmente o figurino e os acessórios da personagem Lady Maria, de Bloodborne.
“Eu amo a Lady Maria, por isso investi muito tempo e carinho nesse cosplay. Eu participo do Bunka-Sai desde as primeiras edições, e foi uma honra e uma felicidade enorme receber esse prêmio”, afirmou. Em anos anteriores, Isis já se apresentou como Fionna (Hora de Aventura, versão steampunk) e Sagiri Yamada (Hell’s Paradise).
Foto: Leonardo Sousa
Fotos de Cerejeiras
O festival também contou com um concurso de fotos de Cerejeiras, que começou no Instagram. Ao todo, o perfil do Bunka Sai recebeu 109 fotos da árvore, que é símbolo da cultura japonesa, e marcam presença nas ruas de Petrópolis.
Dessas, dez foram selecionadas pelo público na rede social e ficaram expostas no Palácio de Cristal durante o evento. A votação foi feita por meio de QR Code. A foto premiada foi de Rodolfo Ourique, com 736 votos.
A imagem mostra uma borboleta, nas cores preta e amarela, pousando em uma flor da cerejeira, também conhecida como sakurá.
Foto: Rodolfo Ourique
Importância das festas tradicionais
Para o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, as festas tradicionais vêm se fortalecendo e atraindo mais público devido ao trabalho de divulgação do turismo e cultura em eventos do setor.
“Montamos o calendário anual dos eventos da cidade logo no início do ano e estamos promovendo esse setor de eventos em todas as feiras que Petrópolis participa. O planejamento e a divulgação externa vêm atraindo mais visitantes durante todo o ano e no Bunka-Sai não foi diferente, o Palácio de Cristal esteve muito movimentado durante todo o fim de semana com as atrações”, concluiu Hingo.
Veja também:
