Hortomercado Municipal completa 36 anos neste sábado com programação gratuita em Itaipava
Programação começa às 9h30
Neste sábado (16), o Hortomercado Municipal, também conhecido como Horto, completa 36 anos. Um aniversário que será marcado por uma série de comemorações a partir das 9h30, com a apresentação da banda do 32º BIL,além de homenagens e entrega de melhorias que o espaço vem recebendo ao longo dos últimos meses.
Fotos: Sou Petrópolis
Logo depois da abertura do evento, com a apresentação da banda do Exército, haverá ainda uma série de homenagens aos produtores e responsáveis pela consolidação do Horto Municipal nos últimos 36 anos.
“O Horto é o que é hoje por conta dessas pessoas que tornaram esse espaço tão importante para a nossa cultura e produção rural. Por isso, a homenagem, uma entrega de certificados para essas pessoas fundamentais para a história do espaço. Só nos fins de semana, são em média cerca de mil pessoas circulando pelo Horto, que conta com 35 barracas de produtores locais, três lojas e uma lanchonete. O espaço é uma vitrine e mostra a qualidade dos produtos que são cultivados na nossa cidade, atendendo a todos os gostos, inclusive com a oferta de orgânicos. O Horto é divulgador da agricultura da nossa cidade, assim como o Petrópolis é capital estadual dos produtos orgânicos”, revelou Samir El Ghaoui, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Desde o início da atual gestão, houve um planejamento do poder público para realizar revitalizações no espaço. Na cerimônia de aniversário serão entregues algumas dessas melhorias, como a pintura do espaço e outras intervenções de manutenção. “Também estamos entregando duas câmeras de monitoramento e uma rede wi-fi gratuita para os visitantes”, informa o secretário de Desenvolvimento Econômico.
Funcionamento
O Hortomercado Municipal funciona às sextas-feiras e sábados, de 8h às 18h, e aos domingos, das 8h às 13h. O espaço é considerado modelo no cenário da agricultura estadual e foi criado com o intuito de organizar o espaço rural no município, focado na comercialização de produtos artesanais e de horticultura (hortaliças, leguminosas e flores), além de frutas e laticínios. Os produtos comercializados no espaço são na maioria frutos negócios familiares, que passam de pai para filho.
Além disso, se tornou nos últimos anos em um importante polo de turismo rural e gastronômico, sendo referência em segurança alimentar e reaproveitamento de produtos.
Veja também:
