Connect with us

Petropolitano concorre ao prêmio do Festival Internacional de Cinema Infantil

Cidade

Petropolitano concorre ao prêmio do Festival Internacional de Cinema Infantil

João Marcos Nascimento assina a direção de animação de “Quinn”. Exibição online está disponível para votação popular

O animador e cineasta petropolitano João Marcos Nascimento está entre os profissionais responsáveis por um dos curtas selecionados para a mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), o mais importante evento dedicado ao audiovisual infantojuvenil no Brasil. A animação “Quinn”, que já começou a rodar festivais pelo país e pelo mundo, integra a Mostra Competitiva Online do FICI 2025, com exibição gratuita no site oficial do festival e votação aberta ao público até o dia 31 de julho.

Foto: divulgação

Roteiro e direção

Com roteiro e direção de Arthur Felipe Fiel, o curta tem direção de animação, composição e finalização assinadas por João Marcos. Sensível e delicado, “Quinn” acompanha o primeiro dia de aula de uma criança e o impacto emocional vivido por sua mãe nesse momento de transição. A narrativa começa com uma cena simples — a mãe arrumando o filho, preparando sua lancheira, tirando uma foto e escrevendo “Primeiro dia de aula” — que se transforma na porta de entrada para um universo multicolorido e afetivo, repleto de descobertas, emoções e mudanças.

A proposta estética da obra aposta em uma linguagem mais contemplativa, voltada especialmente ao público infantil de primeira infância. “Às vezes a gente até chama de filmes com ‘baixo estímulo’. São produções pensadas para crianças bem pequenas, que, assim como o personagem, estão descobrindo o mundo ao redor”, explica João Marcos.

Homenagem à maternidade

Mais do que uma narrativa sobre a infância, “Quinn” também presta uma homenagem à maternidade — em especial às mães solo. Segundo João, o curta é também uma carta de amor escrita por Arthur para sua própria mãe, falecida durante a produção de um filme anterior. “Esse trabalho acabou ganhando um significado muito pessoal para ele. É um filme de filho para mãe”, afirma.

Foto: divulgação

Produção independente

Produzido de forma independente, “Quinn” começou a ser desenvolvido em 2020 e só foi retomado em 2023, quando recebeu incentivo da Lei Paulo Gustavo. Finalizado no início de 2024, o curta já participou do Festival de Ouro Preto (CineOP), voltado ao cinema de preservação e educação, e foi convidado para exibições internacionais na Europa e no Chile. Ainda este ano, integra também a programação do Baixada Animada, com exibições em cidades da Baixada Fluminense e do Grande Rio.

Além de João Marcos na direção de animação, o projeto também conta com a direção de arte e design de personagens de Clara Assis, parceira do cineasta na vida e em outros trabalhos audiovisuais. “A ideia do filme surgiu a partir da vivência do Arthur como filho de mãe solo. Queríamos mostrar esse momento de separação do ponto de vista tanto da criança quanto da mãe”, comenta João.

Sobre o Festival Internacional de Cinema Infantil

Criado pela atriz e cineasta Carla Camurati em 2003, o FICI chega à sua 22ª edição com uma programação robusta: são mais de cem obras entre curtas, longas, séries de TV e web, exibidas em sessões presenciais no Rio de Janeiro e também na mostra online. Nesta edição, o festival bateu recorde de inscrições: 235 filmes de 36 cidades brasileiras. Desses, 96 curtas foram selecionados para a mostra digital, incluindo “Quinn”, que concorre ao Prêmio Brasil Histórias Animadas — categoria dedicada exclusivamente a animações.

O festival também promove ações formativas, como o Fórum Pensar a Infância, que este ano debateu o impacto da inteligência artificial na infância, reunindo especialistas, educadores e profissionais do audiovisual.

Foto: divulgação

Votação popular

João Marcos convida o público de Petrópolis a prestigiar o trabalho. “A votação é popular, então cada voto faz a diferença. É uma forma de valorizar o cinema independente e afirmar que nossa cidade também é capaz de produzir arte sensível, potente e transformadora”, ressalta o animador.

Para assistir a “Quinn” e votar, basta acessar o site oficial do festival (www.fici.com.br), realizar um breve cadastro na plataforma e escolher o curta na Mostra Competitiva Online.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir