Connect with us

Florada das cerejeiras encanta e colore o inverno de Petrópolis

Cidade

Florada das cerejeiras encanta e colore o inverno de Petrópolis

Baixas temperaturas contribuem para floração. Veja onde encontrar as cerejeiras

Com suas flores delicadas e tons de rosa vibrantes, as cerejeiras transformam Petrópolis em um verdadeiro cartão-postal durante os meses de inverno. A floração, que ocorre entre julho e agosto, atrai turistas e moradores encantados pela beleza efêmera dessas árvores, que além de ornamentar a paisagem, carregam significados profundos e simbólicos.

Foto: Sou Petrópolis

Período da florada

Segundo a paisagista e gestora ambiental Patrícia Assis, a floração das cerejeiras está diretamente ligada às condições climáticas da estação.

“Quanto mais baixa a temperatura e mais ensolarados os dias, mais floridas elas ficam”, explica. No entanto, o momento exato da floração pode variar. “Algumas espécies florescem mais cedo, outras demoram um pouco mais. Isso depende do microclima de cada região e do tempo em que foram plantadas”, explica.

Foto: Sou Petrópolis

Origem das cerejeiras

Originárias do Japão, as cerejeiras foram introduzidas no Brasil por volta de 1936. Hoje, estão bem adaptadas ao clima brasileiro, especialmente nas regiões de serra e montanhosas, como é o caso de Petrópolis. Entre as espécies mais comuns cultivadas no país estão a Prunus campanulata, com suas características flores rosa-choque, e a Cerejeira-do-mato (Eugenia involuntária), nativa da flora brasileira.

“Mesmo não sendo originárias do nosso país, muitas espécies se adaptaram muito bem ao clima, especialmente aqui no Sudeste”, afirma Patrícia. Ela também destaca a importância simbólica dessas árvores para o paisagismo urbano: “As cerejeiras têm um papel muito especial, pois simbolizam a chegada dos imigrantes japoneses e representam a beleza passageira da vida e a fragilidade da existência humana. Apreciar a floração é como celebrar a nossa própria existência — linda, porém breve”.

Foto: Sou Petrópolis

Atração turística e onde encontrar as cerejeiras em Petrópolis

Em Petrópolis, a floração se tornou um evento esperado. “Já existe o circuito das cerejeiras na cidade, e muitos turistas visitam a região especialmente neste período para apreciar sua beleza”, comenta a paisagista.

Na cidade, as árvores estão espalhadas pelas seguintes localidades:

  • Pórtico Quitandinha
  • Palácio Quitandinha
  • Museu Imperial
  • Centro de Cultura Raul de Leoni
  • Palácio de Cristal
  • Cervejaria Bohemia
  • Palácio Rio Negro
  • Av Tiradentes
  • Retiro – Avenida Barão do Rio Branco
  • Retiro – Rua Vidal de Negreiros
  • Lago de Nogueira
  • Promenade – Nogueira
  • Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes – Itaipava
  • Palácio Visconde do Itaboraí
  • Parque Cremerie
  • Araras
  • Prefeitura de Petrópolis

Foto: divulgação PMP

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir