Inusitado: cantor petropolitano recebe troféu do Grammy Latino por engano em casa
Daquelas histórias que só acontecem em Petrópolis!
O cantor petropolitano Igor Oggy, de 27 anos, viveu uma situação inusitada que chamou atenção nas redes sociais: ele recebeu, em casa, por engano, o troféu oficial do Grammy Latino. A confusão aconteceu por conta de um homônimo, também chamado Igor Ferreira — nome de batismo do artista — que, de fato, foi um dos vencedores da premiação.
Fotos: arquivo pessoal
Entenda o caso
Tudo começou quando Oggy, que acaba de lançar o álbum Black 97, cadastrou-se na Academia Latina da Gravação no fim de 2023 para submeter seus trabalhos futuros ao Grammy.
No formulário, ele informou seu nome de nascimento, Igor Ferreira, e seu nome artístico, Igor Oggy. Pouco tempo depois, ao acessar o painel de membro da Academia, foi surpreendido com uma mensagem parabenizando-o por uma indicação.
“Eu falei: o quê? Mas eu nem submeti nada pro Grammy!”, contou ele em entrevista à Sou Petrópolis.
Fotos: Victor Carvalho
Ao analisar a lista oficial, encontrou o nome “Igor Ferreira” como engenheiro de áudio do álbum Xande Canta Caetano, de Xande de Pilares — indicado e posteriormente vencedor na categoria “Melhor Álbum de Samba/Pagode”. Oggy logo percebeu que os dados haviam sido cruzados por engano e entrou em contato com a organização para informar o equívoco.
“Mandei um e-mail pro Grammy falando que tinha acontecido o erro, que eu não era o Igor certo, para eles avisarem ao vencedor. Provavelmente ele estava esperando receber o prêmio. Prontamente me responderam agradecendo por eu ter avisado”, conta.
Mais uma surpresa
Apesar do alerta, a Academia voltou a parabenizá-lo meses depois e, no fim de abril, uma nova surpresa. Um pacote vindo dos Estados Unidos, contendo nada menos que o troféu dourado do Grammy Latino chegou na residência de Oggy.
“Veio direto da Califórnia para minha casa. Eu só pensava como iria devolver o prêmio ao verdadeiro dono”, relatou.
Ajuda pela rede social
Sem sucesso nos contatos anteriores com a organização, Oggy recorreu à rede social. Gravou um vídeo explicando toda a história e pediu aos seguidores que marcassem Xande de Pilares, na esperança de que o cantor pudesse ajudar a localizar o verdadeiro Igor Ferreira. Em poucas horas, a publicação viralizou e o verdadeiro premiado entrou em contato.
“Obrigado pelo cuidado, irmão, pelo visto está em boas mãos”, escreveu o produtor, que logo ligou para Oggy. Os dois marcaram um encontro para a devolução do troféu, que acontece ainda hoje (8 de maio).
“O Igor virá a Petrópolis para pegar o prêmio. Vai ser algo bem singelo, bem pessoal. Espero que seja um momento bacana, até mesmo para conhecer a história dele também”, disse o petropolitano.
Foto: reprodução
O episódio rendeu milhares de visualizações e elogios ao comportamento ético de Oggy, que manteve o pacote lacrado do mesmo jeito que recebeu.
“É um sentimento agridoce, porque é literalmente ter o meu sonho dentro do meu quarto, nos meus braços, sabe? E eu não posso tê-lo porque ele não é meu. Então, ele é doce por conta disso, mas também carrega esse sentimento azedo por não ser meu e eu ter que devolvê-lo. Mas eu não fico tão triste em ter que devolvê-lo — na verdade, fico feliz, porque consegui encontrar o dono certo. Se eu tive esse sentimento agridoce, imagina o dono, que teve um sentimento totalmente amargo por não receber o seu prêmio. O troféu poderia ter sido encaminhado para qualquer outra pessoa, que poderia ter feito alguma atrocidade com ele, vender ou sei lá… qualquer coisa. Mas veio para mim, graças a Deus. Então, vou entregá-lo a ele”, refletiu o artista.
Foto: reprodução
Apesar do erro, Oggy aproveitou o momento de visibilidade para divulgar seu trabalho e sonhar com o futuro.
“Quem sabe, no ano que vem, o Grammy vem com meu nome mesmo. Mas, até lá, eu fico com essa lembrança divertida”.
Conheça mais sobre a história do cantor Igor Oggy.
Fotos: Victor Carvalho
Veja também:
- Dos sete cardeais brasileiros que participarão do conclave, três passaram por Petrópolis
- Ator petropolitano fará parte do elenco da nova novela da Globo, ‘Dona de Mim’
- Você sabia que um colégio de Petrópolis foi pioneiro no desenvolvimento do futebol do Brasil
- Petropolitano é um dos dubladores do filme de Minecraft, que estreia na próxima semana
