Petrópolis passa a contar com passaporte Imperial para visitantes conhecerem a cidade
Veja como funciona o documento e como adquiri-lo. Proposta propõe novo jeito de explorar a cidade, reunindo cultura, diversão e carimbos personalizados
Você já imaginou transformar a visita aos pontos turísticos de Petrópolis em uma aventura cheia de descobertas e carimbos colecionáveis? Essa é a proposta do Passaporte Imperial, um projeto turístico e cultural que convida moradores e visitantes a redescobrirem a cidade de forma interativa.
Foto: divulgação
Como funciona o passaporte
Inspirado nos tradicionais passaportes de viagem, o documento funciona como um guia prático e também como souvenir. A cada ponto turístico visitado, o participante recebe um carimbo exclusivo, que marca sua passagem pelo local e incentiva a completar o circuito.
Roteiro
Na primeira edição, o roteiro reúne dez dos principais atrativos da cidade. São eles: Catedral de Petrópolis, Museu Imperial, Casa da Princesa, Palácio de Cristal, Museu de Porcelana, Casa de Santos Dumont, Trono de Fátima, Praça 14 Bis, Relógio das Flores e Casa dos Sete Erros. Cada um tem um carimbo próprio, personalizado de acordo com sua história e identidade.
Foto: divulgação
Passaporte social e educativo
Além de ser uma forma divertida de conhecer a cidade, o Passaporte Imperial também tem um lado social e educativo. O projeto conta com uma versão escolar, que distribui os passaportes para estudantes da rede pública. Os jovens são incentivados a visitar os pontos turísticos ao longo do ano letivo e, ao completar o circuito, participam de sorteios com brindes oferecidos pelos parceiros do projeto.
A ideia é promover o orgulho local e fortalecer o vínculo das novas gerações com o patrimônio cultural da cidade.
Fortalecimento do turismo
Com objetivos que vão desde o fortalecimento do turismo cultural até a valorização dos atrativos históricos e do comércio local, o Passaporte Imperial promete deixar lembranças afetivas em quem embarcar nessa aventura.
Foto: divulgação
Onde adquirir o passaporte
O passaporte pode ser adquirido por R$ 15 nos pontos turísticos como a Catedral, Trono de Fátima, Museu de Porcelana, na cafeteria da Casa de Santos Dumont, no Palácio de Cristal, no ponto de venda do Brownie do Ton. O documento também é encontrado no Centro de Informação Turística do Centro Histórico e no quiosque oficial do projeto, localizado na Praça da Liberdade.
Acompanhe as novidades no Passaporte Imperial no Instagram do projeto.
Veja também:
