Evento de abertura da temporada de montanhismo em Petrópolis acontece neste fim de semana
ATM 2025 será realizada na Praça da Águia, junto com a Deguste, com palestras, exposições e até muro de escalada
O mês de abril marca o início da temporada anual das atividades esportivas e turísticas em ambiente de montanha em todo Brasil. E em Petrópolis, é quando acontece a Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM) que, neste ano, contará com um evento super especial na Praça da Águia, nessa sexta (11) e sábado (12).
Fotos: Divulgação e Sou Petrópolis
Gratuita e aberta ao público, a ação acontece juntamente com a Deguste, tradicional feira de cervejas artesanais de Petrópolis, e contará com atividades de educação ambiental, muro de escalada para crianças, slackline, stand de expositores, palestras, filmes e exposição de fotos e o resultado do concurso fotográfico que teve como tema: “As Montanhas Petropolitanas e suas Unidades de Conservação”.
A abertura oficial acontece na sexta (11), às 19h, no palco da Deguste, com a presença de representantes da cidade e do montanhismo. Essa é a 8ª edição do evento na cidade e, neste ano, conta com a temática: “Acesso às Montanhas e Atrativos Naturais”.
Alguns dos expositores já confirmados são a Stec Equipamentos, CEP, Projeto Expedições, FEEMERJ, INEA, ICMBio, Escoteiros, AGP, CMA e Ecotrilha Kaeté.
Foto: Arquivo Sou Petrópolis
Confira a programação:
Sexta-feira (11/04)
- Praça Visconde de Mauá
18h às 22h – feira da Cultura de Montanha
19h – Abertura Oficial da Temporada de Montanhismo e Escalada em Petrópolis
19h15 – Resultado do Concurso Fotográfico - Centro de Cultura Raul de Leoni – CCRL
18h – Exposição do Concurso Fotográfico – “As Montanhas de Petropolitanas e suas Unidades de Conservação” ATM 2025 – Galeria Aberta
18h – Exposição Fotográfica – “Montanhas e Natureza” SOPEF – Galeria Van Dijk - Cine Humberto Mauro – CCRL
19h30 – “Rumo ao Desconhecido”– A História da conquista de 66 montanhas virgens no interior do Brasil – André Ilha
20h30 – “Trilhas para Conservação: da Travessia Petrô-Terê ao Caminho da Mata Atlântica” – Ernesto Viveiros de Castro
21h30 – Filme “Expedição Monte Mckinley” – 30 min – Stefan Reinold
Fotos: Divulgação
Sábado (12/04)
- Praça Visconde de Mauá
11h às 22h – Feira da Cultura de Montanha
11h – Prática – Yoga com Ênfase em Respiração e Concentração – Viviam Nálio
13h30 – Prática – “Encontro com o Corpo – A importância da fisioterapia na prevenção e tratamento das lesões do escalador” – Gabriela Saliba – Sala de Música Guiomar Novaes - Teatro Afonso Arinos – CCRL
14h – “Os 7 Princípios de Mínimo Impacto e a Ética do Leave No Trace – LNT” – Fábio Fliess
PAINEL: Trilhas e Acesso às Montanhas
15h – “Rede Nacional de Trilhas e Conectividade” – Pedro da Cunha e Menezes
16h – “Sierra Nevada – John Muir Trail” – Carlos Alexandre e Beth Silva Bate-papo com os palestrantes no final - Cine Humberto Mauro – CCRL
PAINEL: Dedo de Deus – 113 Anos da Conquista 13h – Filme “Oyá – Recortes Poéticos das Montanhas de Petrópolis” – Rodrigo Romano
17h – “Dedo de Deus, a Montanha Impossível” – Rosângela Gelly
18h – Filme “Caminho Teixeira” 23 min –Alexandre Diniz – Bate-papo com os palestrantes no final
20h – Filme “Medos e Mitos” 40 min – Abelardo Walsh
Ao longo do sábado (12), procure o stand do CEP e se inscreva para participar das trilhas que serão realizadas no domingo (13). Vagas limitadas.
Foto: Divulgação
Sobre a ATM
Desde 2011, a ATM Petrópolis celebra o início da época mais propícia para ser praticado o montanhismo ou a escalada na cidade, com uma confraternização aberta ao público, que atrai montanhistas e escaladores e também ambientalistas ligados às Unidades de Conservação (UC) de todo o Brasil.
Petrópolis, cidade que é um Patrimônio Natural, é também reconhecida como a Capital Estadual das unidades de conservação. Além disto, tramita ainda no Congresso Federal um projeto de lei para ser reconhecida como capital nacional das unidades de conservação.
ATM 2025 Petrópolis é um evento promovido pelo Centro Excursionista Petropolitano – CEP em parceria com o Projeto Expedições do CEFET/RJ – Unidade Petrópolis e com a curadoria da Sociedade Petropolitana de Fotografia – SOPEF.
Foto: azimutelivre.com
Veja também:
