Conheça a nadadora petropolitana que vem se destacando em competições Brasil afora
[Dia da Natação] Bela Faria, de 18 anos, é tetracampeã do maior evento de águas abertas do continente
Nessa terça-feira, 8 de abril, é celebrado o Dia da Natação. E em Petrópolis, a nadadora Isabela Faria, de 18 anos, vem se destacando Brasil afora. A esportista é uma das campeãs do maior evento de águas abertas do continente, o Rei & Rainha do Mar.
Fotos: Arquivo Pessoal
Somente na competição, Bela é tetracampeã, com um troféu, quatro ouros, quatro pratas e dois bronzes. A petropolitana ainda conquistou medalhas de prata e bronze na Copa do Brasil, onde competiu em diferentes estados do Brasil, e conta com mais de 50 medalhas de ouro e mais de 10 troféus no Circuito Serrano de Natação, o qual compete desde os oito anos.
“Me sinto privilegiada de poder competir e trabalhar com algo que eu gosto tanto. Pra mim, a natação não é só um esporte, é um estilo de vida. É preciso abrir mão de tantas coisas em prol do esporte, no entanto, no final sempre vale a pena. Ser nadadora se tornou um sonho no momento em que eu descobri o universo da maratona aquática e me encantei por ele”, explica.
Fotos: Arquivo Pessoal
Mais que um esporte
Bela pratica natação desde os quatro anos de idade e iniciou no esporte porque, além do sobrepeso infantil, também sofria com crises de bronquite e os médicos apontavam a natação como uma possível solução.
“E de fato, minhas crises de bronquite cessaram e também venci o sobrepeso. Comecei a me profissionalizar em 2018, após me destacar por anos em campeonatos serranos e competições locais. Além da natação, sou estudante de nutrição da Unifase, pois depois de sofrer com transtornos alimentares, acabei me encantando com a área e espero um dia ter a oportunidade de salvar outras pessoas da mesma forma que a nutrição me salvou”, declara.
Fotos: Arquivo Pessoal
Bela conta que a rotina de uma nadadora é exaustivo e corrida. “Há dias que somam quatro horas de treinos, uma alimentação bem equilibrada e há de se abrir mão de muita coisa para não comprometer o rendimento dos treinos, como, por exemplo, dormir tarde. O preparo para as competições é sempre feito com bastante cautela, treinos mais específicos e uma alimentação diferente comparada a alimentação do período de treinamentos”.
Para aqueles que sonham em ingressar no mundo dos esportes e se destacar assim como Bela, a petropolitana afirma que a chave é não perder tempo. “O esporte é revolucionário em nossas vidas, ele nos molda, nos torna seres humanos mais resistentes, competentes, disciplinados e preparados para enfrentar todos os desafios da vida. O esporte transforma o mundo”, finaliza.
Fotos: Arquivo Pessoal
Os próximos passos de Bela podem ser acompanhados no Instagram @belafariav.
Veja também:
