Connect with us

Ator petropolitano fará parte do elenco da nova novela da Globo, ‘Dona de Mim’

Entretenimento

Ator petropolitano fará parte do elenco da nova novela da Globo, ‘Dona de Mim’

Pedro Fernandes interpretará Peter, um jovem com deficiência que luta por sua autonomia

No dia 28 de abril estreia a nova novela da TV Globo, “Dona de Mim”. Escrita por Rosane Svartman (Vai na Fé), a produção promete conquistar o público com uma história popular ambientada em São Cristóvão, bairro do Rio de Janeiro. E o melhor é que um petropolitano faz parte do elenco regular, o ator Pedro Fernandes.

Fotos: Divulgação

Pedro interpretará Peter, um jovem com deficiência que luta pela sua independência. Na trama, o pai, Seu Manuel (Ernane Moraes), e o irmão, Danilo (Felipe Simas), têm certa resistência em aceitar sua condição física e Peter está determinado a furar sua bolha familiar e viver sua própria história.

“Meu personagem vem pra naturalizar as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, nos ciclos sociais, nos relacionamentos amorosos e em todos os espaços. Peter é muito bem humorado e lida bem com a sua deficiência, mas a família não o deixa ser liberto e ele precisa se esforçar pra construir sua autonomia”, explica.

Em certo momento da história, Peter terá contato com um grupo de batalhas de rap e fará amizade com a personagem Dara, vivida por Cecília Chancez. O núcleo vai mostrar como as pessoas com deficiência são capazes de fazer o que elas quiserem.

Fotos: @mundopedrofernandes

O convite

Pedro conta que o convide para participar da novela foi feito pela própria autora, Rosane Svartman, após ter visto o espetáculo teatral “Meu corpo está aqui”, onde o petropolitano, que tem paralisia cerebral com cognitivo preservado, interpretava a si mesmo.

A peça abordava a sexualidade das pessoas com deficiência e contava com outros atores PCDs, dentre eles, Haonê Thinar, que também foi escalada para “Dona de Mim”, onde interpretará a personagem Pamela.

Fotos: @mundopedrofernandes

“Fico muito feliz de ver corpos com deficiência ocupando esses papéis. As novelas têm um cunho educativo muito importante e penso que ‘Dona de Mim’ fará a sociedade entender que PCDs são capaz de fazer, estar e amarem o que, onde e quem quiserem”, declara.

Pedro ainda acrescenta que nunca viu, na dramaturgia, um cuidado e delicadeza com a pauta como está vendo na produção dessa novela. “Meu desejo é ver ainda mais artistas com deficiência nas grandes telas, questionando o padrão estético e a visão mercadológica desses ‘corpos perfeitos’ que não representam o Brasil de fato. Pessoas com deficiência têm uma potência incrível”, afirma.

Fotos: Divulgação

Início na atuação e importância do papel

Pedro começou a fazer aulas de teatro aos 12 anos, ainda na escola. Sua família, apesar de não ser artística, sempre o apoiou, assim como o corpo docente de seu colégio, que era super diverso. Com o fim da escola, o petropolitano fez alguns cursos livres, tablado na Escola Maria Clara Machado, no Rio de Janeiro, e se formou no Instituto Técnico do Brasil (ITB) de Petrópolis, em 2014.

“Participar de uma novela da Globo sempre foi um grande sonho, não só pela visibilidade profissional, mas também pelas pautas que eu carrego comigo. Por ser um ator com deficiência e LGBTQIAPN+, ocupar esses espaços têm ainda mais importância. Na novela, vou interpretar um personagem heterossexual, mas é bem legal também porque vamos mostrar que PCDs têm sua sexualidade, é uma questão de saúde, bem-estar, e que muitos ignoram”, relata.

Fotos: @mundopedrofernandes

Próximos projetos

Além de ator, Pedro também é palhaço no grupo “Atores da Alegria”. No ano passado, ele esteve em cartaz com a peça “Meu corpo está aqui” e, para 2025, já tem alguns projetos em andamento, além da novela da Globo.

Ainda na empresa, mas desta vez no Globoplay, Pedro fará uma participação na série “Pablo e Luisão”, que conta a história do ator Paulo Vieira e, em setembro, estreará no filme “90 decibéis”. O longa é roteirizado por Julia Spadaccini, que é surda ouvinte, e quase todo o elenco é formado por pessoas com deficiência.

Foto: @mundopedrofernandes

“O filme fala sobre uma advogada que se descobre surda e ela tem todo um processo de aceitação da deficiência. Recentemente, ele foi exibido no Festival de Cinema Brasileiro de Paris e existe uma grande expectativa sobre a recepção dele quando estrear por aqui, porque ele vai colocar o corpo PCD em evidência. Queremos que essa produção mostre para os profissionais do audiovisual a potência que nós somos enquanto artistas, para que estejamos cada vez mais em destaque”, finaliza.

Para acompanhar a trajetória artística de Pedro, basta segui-lo no Instagram @mundopedrofernandes.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir