Connect with us

Projeto “Mães Extraordinárias” promove atividades gratuitas neste fim de semana em Petrópolis

Agenda

Projeto “Mães Extraordinárias” promove atividades gratuitas neste fim de semana em Petrópolis

Ação contará com exibição de documentário, oficinas e roda de conversa no Centro de Cultura Raul de Leoni 

O projeto Mães Extraordinárias, que documenta histórias reais da maternidade em Petrópolis em formato multimídia, terá oficinas de cinema e fotografia, além de exibição de documentário e rodas de conversa sobre o tema neste fim de semana.

Foto: Divulgação

A programação gratuita ocorre no Centro de Cultura Raul de Leoni no sábado (29) e domingo (30). O evento conta com recursos de acessibilidade para cegos e surdos, garantindo a inclusão de todos os participantes.

As atividades fazem parte do projeto idealizado por Bel Acosta, que é composto por uma exposição fotográfica, à mostra no Centro de Cultura desde 25 de janeiro, e um documentário.

Ambos, contam a história de oito mães reais que vivem na cidade e enfrentam múltiplos desafios, tocando em assuntos como maternidade solo, violência contra a mulher, machismo estrutural e institucional, maternidade atípica, rede e suporte na criação de filhos, carga mental, maternagem, diversidade, inclusão, igualdade de gênero em casa e no trabalho.

Fotos: Bel Acosta

Atividades

A programação do fim de semana começa no sábado, às 10h, com a oficina “Registro Autorreferencial como ferramenta política nas Artes Visuais”, que será realizada por Julia Botafogo e Tais Lobo, da Geodésica Produções, em parceria com Bel Acosta.

A oficina vai até às 17h e é uma oportunidade para participantes explorarem a linguagem autorreferencial e desenvolverem uma nova perspectiva sobre a representação nas artes visuais, destacando temas de gênero, sexualidade e raça. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Já no domingo, Bel Acosta conduzirá a Oficina de Antotipia de Cúrcuma, uma técnica fotográfica artesanal que utiliza pigmentos naturais e luz solar para criar imagens. Esta atividade é perfeita tanto para crianças quanto para adultos e acontecerá das 10h30 às 12h30, independentemente do clima, com alternativas prontas em caso de tempo nublado.

A participação é gratuita e os interessados podem levar um porta-retratos vazio e enviar um retrato digital para o e-mail projetomaesextraordinarias@gmail.com até as 15h de sexta-feira (28).

Também no domingo será exibido o documentário “Mães Extraordinárias”, às 15h, seguido de uma roda de conversa com o tema: “Mulheres transformadas para transformar – a maternidade e seu valor no centro do mundo”.

A roda vai contar com a presença de mulheres notáveis, incluindo advogadas, psicólogas, ativistas e artistas, para discutir a realidade da maternidade sob diversas perspectivas. A conversa será na Sala de Cinema Humberto Mauro.

“A ideia da roda é ser um espaço fluido e acolhedor de troca entre mulheres, para conversarmos sobre assuntos que atravessam o filme, como: violência contra a mulher, machismo estrutural e institucional, maternidade atípica, maternidade solo, diversidade e inclusão, igualdade de gênero em casa e no trabalho”, explica Bel.

Fotos: Bel Acosta

Sobre o documentário

Dirigido e roteirizado por Bel, o documentário de média metragem traz a performance como linguagem artística, dando voz a diferentes experiências de mulheres com a maternidade e colocando em evidência histórias reais de mulheres comuns. O teaser já foi divulgado e pode ser visualizado clicando aqui.

As cenas individuais de cada personagem do projeto foram criadas a partir de seus relatos  e entrelaçadas poeticamente com a narrativa da autora. “O documentário traz um olhar sensível sobre ser mãe em uma sociedade desigual para as mulheres, valorizando o papel da maternidade e propondo reflexões sobre desigualdade de gênero, diversidade e inclusão”, acrescenta.

O projeto Mães Extraordinárias é realizado pela Lei Paulo Gustavo, com o patrocínio da Prefeitura de Petrópolis, por meio do Fundo Municipal de Cultura, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

Pra anotar aí:

Programação do Projeto “Mães Extraordinárias”

Onde: Centro de Cultura Raul de Leoni

Quando: 29 e 30 de março (sábado e domingo)

Mais informações: @projetomaesextraordinarias

Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir